Página inicial > Ultimas Notícias > Pesquisadores da UFPA participam de programação de aniversário do Arquivo Público do Pará

• Publicado: Segunda, 15 de Abril de 2019, 14h01

Nesta terça-feira, 16 de abril, ele completa 118 anos e é fonte inestimável para pesquisadores, estudantes e todos aqueles que querem saber mais sobre a história da Amazônia. O Arquivo Público do Pará (Apep) organizou uma programação especial para celebrar a existência desse passaporte para o passado, e pesquisadores da Universidade Federal do Pará (UFPA) fazem parte desta festa.

Nos dias 15 e 16 de abril, o espaço recebe visitas guiadas, exposição de documentos, atividades lúdicas e mesas-redondas, que falam sobre educação patrimonial e investigações científicas com base em documentos sobre a Revolução da Cabanagem.

A professora Danielle Moura, docente da Escola de Aplicação da UFPA, e Letícia Barriga, doutoranda do Programa de Pós-Graduação em História da UFPA, participam da mesa-redonda “A Cabanagem em Discussão: Arquivos, História e Memória”.

Lene batista, representante da Faculdade de Arquivologia da UFPA, e Zilmilene Moraes, do Programa de Pós-Graduação de Ciências da informação da Federal Paraense, falam sobre “Educação Patrimonial em Arquivos Permanentes: Trajetórias, Perspectivas, Desafios e Relatos de Experiências”

Documentos históricos - São cerca de 4 milhões de documentos que se referem desde a época colonial. Entre os temas e as descobertas ainda escondidas entre os livros e os tombos estão informações sobre a forma como se deu a ocupação da Amazônia pelos portugueses, as múltiplas vivências com os grupos indígenas, a introdução e o trabalho de etnias africanas na região, os conflitos e as revoltas, as muitas transformações políticas, econômicas, sociais e culturais ocorridas nos últimos quatro séculos.

Aniversário do Arquivo Público do Pará
Visitas guiadas e ampla programação
Dias 15 e 16 de abril
Confira a programação completa aqui
O Apep está localizado na Trav. Campos Sales, 273 (esquina da 13 de Maio), bairro Campina. Mais informações: (91) 3219-1111.

Texto: Glauce Monteiro – Assessoria de Comunicação da UFPA, com informações da Secretaria de Estado de Cultura (Secult).
Foto: Agência Pará