Ir direto para menu de acessibilidade.

Seletor idioma

ptenes

Opções de acessibilidade

Página inicial > Ultimas Notícias > Pesquisadores da UFPA participam de programação de aniversário do Arquivo Público do Pará
Início do conteúdo da página

Pesquisadores da UFPA participam de programação de aniversário do Arquivo Público do Pará

  • Publicado: Segunda, 15 de Abril de 2019, 14h01

Nesta terça-feira, 16 de abril, ele completa 118 anos e é fonte inestimável para pesquisadores, estudantes e todos aqueles que querem saber mais sobre a história da Amazônia. O Arquivo Público do Pará (Apep) organizou uma programação especial para celebrar a existência desse passaporte para o passado, e pesquisadores da Universidade Federal do Pará (UFPA) fazem parte desta festa.

Nos dias 15 e 16 de abril, o espaço recebe visitas guiadas, exposição de documentos, atividades lúdicas e mesas-redondas, que falam sobre educação patrimonial e investigações científicas com base em documentos sobre a Revolução da Cabanagem.

A professora Danielle Moura, docente da Escola de Aplicação da UFPA, e Letícia Barriga, doutoranda do Programa de Pós-Graduação em História da UFPA, participam da mesa-redonda “A Cabanagem em Discussão: Arquivos, História e Memória”.

Lene batista, representante da Faculdade de Arquivologia da UFPA, e Zilmilene Moraes, do Programa de Pós-Graduação de Ciências da informação da Federal Paraense, falam sobre “Educação Patrimonial em Arquivos Permanentes: Trajetórias, Perspectivas, Desafios e Relatos de Experiências”

Documentos históricos - São cerca de 4 milhões de documentos que se referem desde a época colonial. Entre os temas e as descobertas ainda escondidas entre os livros e os tombos estão informações sobre a forma como se deu a ocupação da Amazônia pelos portugueses, as múltiplas vivências com os grupos indígenas, a introdução e o trabalho de etnias africanas na região, os conflitos e as revoltas, as muitas transformações políticas, econômicas, sociais e culturais ocorridas nos últimos quatro séculos.


Serviço:
Aniversário do Arquivo Público do Pará
Visitas guiadas e ampla programação
Dias 15 e 16 de abril
Confira a programação completa aqui
O Apep está localizado na Trav. Campos Sales, 273 (esquina da 13 de Maio), bairro Campina. Mais informações: (91) 3219-1111.

Texto: Glauce Monteiro – Assessoria de Comunicação da UFPA, com informações da Secretaria de Estado de Cultura (Secult).
Foto: Agência Pará

registrado em:
Fim do conteúdo da página