Ir direto para menu de acessibilidade.

Seletor idioma

ptenes

Opções de acessibilidade

Página inicial > Ultimas Notícias > Projeto do Campus da UFPA de Tucuruí ajuda na coleta de lixo eletrônico
Início do conteúdo da página

Projeto do Campus da UFPA de Tucuruí ajuda na coleta de lixo eletrônico

  • Publicado: Segunda, 15 de Abril de 2019, 15h04

Lixo eletrônico

O Lixo Eletrônico é todo resíduo produzido pelo descarte de equipamentos, como carregadores de celulares, aparelhos de DVD, entre outros. Mas você sabe onde e como descartar esse lixo de maneira consciente? O Projeto Domótica, da Universidade Federal do Pará do Campus de Tucuruí, recolhe o que não está mais em uso, por meio do Laboratório da Faculdade de Engenharia Elétrica (FEE).

O projeto visa reciclar componentes eletrônicos para o desenvolvimento de protótipos didáticos, contribuindo com qualidade do ensino de engenharia em Tucuruí. O coordenador do projeto, professor Jefferson Souza, explica a importância da conscientização ambiental fomentada pelo projeto. “Os materiais eletrônicos demoram a se decompor e podem ser agressivos ao meio ambiente. Assim buscamos fortalecer a consciência ambiental em prol da sustentabilidade.”

São recolhidos equipamentos eletrônicos de pequeno porte, como carregadores de celulares e outras fontes portáteis, aparelhos rotativos (liquidificadores, secadores de cabelo, furadeira), placa-mãe de computador, roteadores, receptores de TV, aparelhos de DVD e de som e impressoras.

Após a coleta por meio do projeto, realiza-se a análise da integridade e retirada dos componentes eletrônicos que podem ser reutilizados nos protótipos didáticos do projeto, como resistores, capacitores, transformadores, entre outros. As partes não reaproveitadas entram para o grupo de descarte e são direcionadas a empresas especializadas no processamento apropriado do lixo eletrônico. 

Agendamento da visita - Existem pontos fixos de coleta no Campus de Tucuruí e no prédio de laboratórios de Engenharia Elétrica. Há também a possibilidade de coleta em domicílio, que pode ser agendada por meio do contato com a equipe técnica nas redes sociais @projetodomotica (Instagram), Projeto Domótica (Facebook) ou via e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.. A equipe está disponível para a coleta de segunda à sexta.

O Projeto Domótica – A equipe técnica é formada por 5 líderes de equipe e 10 agentes de manufatura, todos voluntários e graduandos em Eng. Elétrica ou Eng. da Computação no Campus de Tucuruí (Camtuc). A ideia de reciclar componentes eletrônicos surgiu por causa da dificuldade de encontrar componentes eletrônicos na região e aos elevados custos de frete para entrega em Tucuruí, o que inviabilizaria a realização do projeto.

Serviço:
Projeto Domótica - Recolhendo lixo eletrônico
Horário de atendimento: Segunda a Sexta, das 14h às 18h
Local de atendimento: Sala 8, Laboratório da FEE (Rua Itaipu, Nº 36, CEP: 68455-700, Vila Permanente, Tucuruí-PA).
Contatos: @projetodomotica (Instagram), Projeto Domótica (Facebook) ou via e-mailEste endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Texto: Raquel Brasil - Assessoria de Comunicação da UFPA
Foto: Reprodução/Google

registrado em:
Fim do conteúdo da página