Ir direto para menu de acessibilidade.

Seletor idioma

ptenes

Opções de acessibilidade

Página inicial > Ultimas Notícias > Servidores da UFPA são convocados a fazer exames periódicos gratuitamente
Início do conteúdo da página

Servidores da UFPA são convocados a fazer exames periódicos gratuitamente

  • Publicado: Segunda, 15 de Abril de 2019, 15h35

EXAMES PERIÓDICOS UFPA 1

Os Exames Periódicos em Saúde já podem ser realizados pelos servidores da UFPA em Belém e nos campi do interior, de acordo com o cronograma convocatório estabelecido pela Pró-Reitoria de Desenvolvimento e Gestão de Pessoal (Progep), por meio da Diretoria de Saúde e Qualidade de Vida. A Prefeitura Multicampi foi a primeira unidade convocada.

Os exames médicos periódicos têm como principal objetivo promover a saúde dos servidores e evitar os riscos oriundos de doenças ocupacionais. Com a realização dos exames médicos periódicos, é possível detectar situações de agravo à saúde o mais cedo possível, de forma a amenizar seus efeitos com a busca do tratamento correto. Com base neles, também é possível a implementação de ações de promoção e prevenção à saúde na Instituição.

Passo a passo - Após receber a convocação, os servidores devem acessar o Sistema de Gestão de Acesso - Sigac, clicar no botão “Saúde do Servidor” e, em seguida, na opção “Confirmação de Realização de Exame Periódico”. Feito isso, será exibida a lista de exames solicitados. Com a concordância do Termo de Consentimento marcado, basta clicar em “Emitir Guias”.

É necessário preencher o questionário que contém perguntas individuais, que vão orientar o médico do trabalho durante a avaliação clínica. Com as guias impressas, o servidor deve se dirigir às unidades credenciadas informadas na última página das guias para a realização dos exames. Para ter acesso ao passo a passo, clique aqui.

Este ano, em caráter experimental, será disponibilizado serviço laboratorial na unidade SIASS para a coleta de sangue, urina e/ou fezes nos dias 10, 11, 23 e 30 de abril. Os interessados devem pegar o frasco de coleta e agendar o serviço pelos telefones 3201-8307/ 7541/ 8312. Após o exame de sangue, é disponibilizado café da manhã.

Caso queira ser convocado antes do calendário da sua unidade, o servidor deve entrar em contato solicitando sua inclusão no sistema. Já o servidor que não concorde em realizar os exames periódicos, deve assinar o termo de recusa, disponível no mesmo link enviado para convocação e entregar uma via na Unidade SIASS/UFPA ou ainda, se preferir, enviá-la  por e-mail para Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo., para ser arquivada em seu prontuário.

Exames específicos - Servidores de todas as idades realizarão exames laboratoriais com coleta de amostra de sangue. Quem possui mais de 45 anos realizará também exame oftalmológico. Alguns exames serão solicitados de acordo com a faixa etária e/ou gênero. Para orientações com relação aos exames, clique no link de acordo com a sua faixa etária: mulheres até 49 anos; mulheres a partir dos 50 anos; homens até 49 anos; homens a partir dos 50 anos.

Avaliação - De posse dos resultados, o servidor deve agendar sua avaliação clínica na Unidade SIASS/UFPA, para emissão do Atestado de Saúde Ocupacional (ASO), pelos telefones (91) 3201-7541 e 3201-8307. A Unidade SIASS/UFPA está localizada no térreo do prédio do Vadião.  A avaliação clínica dos servidores lotados nos campi do interior obedecerá ao calendário de visita da equipe médica em cada município ou, se preferir, o servidor pode agendar sua avaliação em Belém. 

A diretora de Saúde e Qualidade de Vida, Bárbara Troeira, ressalta que “A UFPA valoriza a saúde do servidor e a sua qualidade de vida, assim oferece um serviço gratuito, que possui excelente rede credenciada, visando ao conforto e à praticidade dos servidores no cuidado da saúde. Os exames periódicos são uma forma de valorizar o servidor pelos serviços prestados à Instituição.”

Serviço:
Exames Periódicos em Saúde
Mais informações: Unidade SIASS/UFPA – Prédio do Vadião
Contatos: (91) 3201-8307/7541/ 8312
E-mailEste endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Texto e arte: Divulgação/Progep

registrado em:
Fim do conteúdo da página