Congresso discute a internacionalização da educação superior no Brasil
Representantes de Instituições de Ensino Superior brasileiras e estrangeiras, especialistas de internacionalização da educação superior, além de agências estrangeiras e organizações governamentais e empresariais do Brasil e do exterior participaram, esta semana, em Belém, do mais importante congresso sobre a internacionalização da educação superior no Brasil e um dos maiores da América Latina. O evento é promovido pela Faubai - Associação Brasileira de Educação Internacional, com o objetivo de oportunizar aos participantes a troca de conhecimentos e a formação de parcerias em programas e políticas internacionais na área da educação superior.
A 31ª Conferência Anual da Faubai teve como tema central “O Compromisso Social Global” e reuniu, durante os cinco dias de programação, mais de 500 participantes. A programação foi aberta no último domingo, dia 14, no Theatro da Paz, e contou com a presença da cientista política e ativista pela educação Tabata Amaral, deputada federal eleita por São Paulo (PDT).
A sessão de abertura das conferências ocorreu na segunda-feira, dia 15, no Centro de Convenções da Amazônia – Hangar, com a presença da presidente da Faubai, Maria Leonor Maia, do reitor da Universidade Federal do Pará (UFPA), Emmanuel Tourinho, e do reitor da Universidade do Estado do Pará (UEPA), Rubens Cardoso. Eles deram as boas-vindas aos participantes e destacaram a importância da expansão das relações internacionais para a comunidade científica e para um melhor desenvolvimento social e econômico da Região Amazônica.
Em seu pronunciamento, a presidente da Associação, Maria Leonor Maia, levantou questões referentes ao papel da Faubai, como o porquê é importante, para qual público é direcionada e como deve ser a sua abordagem. Para ela, falar sobre o engajamento da comunidade global significa não ser indiferente, mas ter a preocupação com os “outros”. “Mas quem são os “outros” e como é nossa relação com os "outros"? Os "outros" são as outras pessoas. Então, o que uma instituição de ensino deve fazer? Qual o caminho para a internacionalização da instituição? questionou.
O reitor da UFPA, Emmanuel Tourinho, falou sobre a necessidade de expansão das relações da comunidade científica. Ele espera que haja mais interesse da comunidade em trabalhar com as instituições da Amazônia e defendeu melhores condições para o desenvolvimento social e econômico para as pessoas. “Temos o propósito de estender as nossas redes de relações acadêmicas e científicas, valorizando o conhecimento da Amazônia, em favor de um desenvolvimento econômico e social para todos. Desejamos que este evento seja inspirador para novas parcerias nessa direção”, declarou o reitor.
Conferências - A programação foi composta de workshops, conferências plenárias, sessões paralelas para apresentação de trabalhos científicos, bem como a exposição em estandes de patrocinadores e apoiadores.
Criada em 1988, a Faubai - Associação Brasileira de Educação Internacional, reúne mais de 180 gestores ou responsáveis por assuntos internacionais e promove a integração e a capacitação dos gestores da área – por meio de seminários, workshops e reuniões regionais e nacionais -, além de divulgar a diversidade e as potencialidades das IES brasileiras nas agências de fomento, nas representações diplomáticas, nos organismos e nos programas internacionais.
Texto: Assessoria de Comunicação da UFPA
Fotos: Alexandre de Moraes
Redes Sociais