Página inicial > Ultimas Notícias > UFPA e UnB ofertam Especialização de Enfermagem em Estomaterapia

UFPA e UnB ofertam Especialização de Enfermagem em Estomaterapia

• Publicado: Quarta, 17 de Abril de 2019, 15h15

especialização em enfermagem e estomaterapiaEm parceria com a Universidade de Brasília (UnB), a Universidade Federal do Pará realiza o Curso de Especialização em Enfermagem em Estomaterapia aqui, na capital. Foram ofertadas 10 vagas no processo seletivo para o desenvolvimento de aulas práticas. O curso, que ocorre até o dia 4 de julho, é semipresencial, com certificação pela UnB e gerenciamento financeiro da Fundação de Apoio para Pesquisa, Ensino, Extensão (FINATEC).

A parceria visa oportunizar a participação de enfermeiros paraenses, e a proposta foi concretizada durante a aula inaugural do curso em Brasília. A professora Regina Ribeiro Cunha, estomaterapeuta, docente da Faculdade de Enfermagem do Instituto de Ciências da Saúde/UFPA, é responsável pelas atividades a serem desenvolvidas na capital paraense com a colaboração das estomaterapeutas Lisiany Moreira e Odenilce Pereira, com os enfermeiros matriculados para a prática.

Foi uma estratégia para oportunizar a participação de enfermeiros da nossa região a realizarem essa especialidade. Poder oferecer um curso cujo conteúdo teórico seja transmitido em tempo real poderá facilitar a participação de enfermeiros de diversas regiões paraenses”, explica Regina Ribeiro Cunha.

Professores ministrantes – Ao todo, quatro enfermeiros paraenses foram aprovados para realizar o curso. São eles: André Reis, enfermeiro do Hospital Regional de Tucuruí/PA; Luciana Cunha, enfermeira do Hospital Municipal de Parauapebas/PA; Denize Gomes, enfermeira no Hospital Regional de Araguaína/TO; e Ingrid Leite, docente do Centro Universitário da Amazônia em Santarém-PA, que fará prática em Brasília-DF.

Sobre o curso – O curso de Pós-Graduação Lato Sensu na área de “Enfermagem em Estomaterapia” tem como objetivo principal capacitar o enfermeiro na assistência às pessoas com estomia, fístulas, cateteres, drenos, feridas agudas e crônicas e incontinências urinária e anal.

O curso é composto por atividades práticas, com estágios nas áreas de estomias, incontinências e feridas, seminários e avaliação escrita (provas) e apresentação do TCC. O curso iniciou-se dia 6 de abril e vai até 4 de julho. Ao final, contabilizará 480h.

Cabe ressaltar que os candidatos de Belém deverão participar de atividades presenciais (seminários, provas escritas e apresentação do Trabalho de Conclusão de Curso) na Universidade de Brasília - DF. Somente atividades práticas serão realizadas em cidades diferentes.

Curso de Especialização em Enfermagem em Estomaterapia
Data: de 6 de abril de 2019 a 4 de julho de 2020
Aulas Teóricas em Plataforma Virtual da UnB
Aulas Práticas de acordo com Cronograma do Curso a partir de Setembro de 2019 em Brasília-DF e Belém-PA