Projeto de extensão “English For Kids” promove primeira aula de 2019 no Campus da UFPA do Marajó
O Projeto de extensão “English For Kids in The Library”, que visa ao ensino aprendizagem de língua inglesa para crianças de 7 a 11 anos em período escolar, realizou a primeira aula de 2019 no dia 13 de abril, no Campus Universitário da UFPA Marajó-Soure. O programa é coordenado pela bibliotecária Camila Brito e conta com a colaboração de discentes do curso de Letras – Língua Inglesa.
São 30 crianças que participam do projeto, divididas em duas turmas. De acordo com a bibliotecária Camila Brito, o projeto atinge dois públicos diferentes. “O programa prevê a capacitação dos discentes do Curso de Letras - Língua Inglesa, colaborando para a formação docente, já que estes se encontram no último ano do curso e estão aptos a dar aulas e a desenvolver metodologias de ensino. O inglês também possibilita um melhor aprendizado, pois as crianças estão em uma idade em que a assimilação de conhecimento é muito mais rápida e eficaz”, declarou a coordenadora, Camila Brito.
Este é o segundo ano em que o projeto foi contemplado com uma bolsa, por meio do Edital do Programa Institucional de Bolsas de Extensão (Pibex), atualmente as aulas são ministradas por um bolsista e três voluntários.
A estudante de Letras Língua-Inglesa Alice Sousa é voluntária no programa. “É gratificante, pois estou construindo minha carreira e descobrindo novos métodos de ensino, como o lúdico, que tem sido muito eficiente para o ensino da língua inglesa”, afirmou a discente.
“A importância desse projeto para a nossa profissão é inicialmente a experiência de lecionar, ou seja, atuar como docente, e também o projeto exerce um papel fundamental no que tange ao contato autêntico com alunos que possuem experiências a serem compartilhadas com os professores do programa”, destacou o bolsista Lucivaldo Pinheiro, também estudante de Letras.
“O English For Kids in The Library” funciona todos os sábados de manhã, no Campus de Soure, e utiliza instrumentos didáticos, como livros e revistas, para embasar o conhecimento teórico e as atividades lúdicas, além do uso de recursos multimídia, como vídeos, filmes e músicas para a prática da linguagem.
Texto: Giovane Silva – Assessoria de Comunicação do Campus da UFPA de Soure
Arte: Reprodução / Google
Redes Sociais