Página inicial > Ultimas Notícias > UFPA homenageia a professora Maria Sylvia Nunes

UFPA homenageia a professora Maria Sylvia Nunes

• Publicado: Quinta, 18 de Abril de 2019, 15h06

MARIA SULVIA NUNES FOTO ALEXANDRE DE MORAES 1

O Conselho Superior de Ensino, Pesquisa e Extensão da UFPA (Consepe) aprovou por unanimidade, nesta quarta-feira, 17 de abril, a homenagem à Maria Sylvia Nunes, pesquisadora e professora. A homenageada teve importância fundamental no ensino, na pesquisa e no desenvolvimento do teatro paraense. Maria Sylvia Nunes é patrimônio da Amazônia e será Professora Emérita da UFPA.

A professora Jane Felipe Beltrão deu um parecer poético sobre a importância de Maria Sylvia Nunes não apenas para a Universidade, mas também para as artes e a cultura no Pará. “Todas as pessoas que se importam com a cultura conhecem e admiram a mara, maravilhosa Maria Sylvia Nunes”.

Segundo o reitor Emmanuel Tourinho, “é uma grande honra para a UFPA poder prestar esta homenagem à professora Maria Sylvia Nunes, uma homenagem que se justifica pelo papel fundamental que tem cumprido na construção da presença da UFPA nas artes e na cultura, liderando projetos inovadores, formando pessoas e inspirando várias gerações de acadêmicos e artistas paraenses. Esse trabalho começou em 1962, com a criação do Serviço de Teatro da Universidade do Pará, posteriormente Escola de Teatro e Dança da UFPA (ETDUFPA) , uma semente que, há décadas, vem dando os melhores frutos.”

A professora Maria Regina Maneschy, que elaborou o documento com as contribuições de Maria Sylvia Nunes para o reconhecimento da arte como cultura, como ciência e como campo de formação de profissionais do teatro, dança e patrimônio cultural, ressaltou que ela deve ficar muito feliz com a homenagem, pois dedicou a vida inteira às artes e à Universidade.

O vice-reitor Gilmar Pereira da Silva considerou “como sendo um privilégio a homenagem da UFPA à professora Maria Sylvia Nunes e um reconhecimento a ela como mulher extraordinária e referência para a Instituição.”

A data da cerimônia de entrega do título de Professora Emérita será confirmada. Por sugestão do Consepe, o evento deverá ocorrer no Teatro Universitário Cláudio Barradas/ETDUFPA, Escola que Maria Sylvia Nunes ajudou a criar.

Texto: Glauce Monteiro – Assessoria de Comunicação da UFPA
Foto: Alexandre de Moraes