Página inicial > Ultimas Notícias > Estudantes de Ciências Biológicas promovem Feira dos Naturalistas

Estudantes de Ciências Biológicas promovem Feira dos Naturalistas

• Publicado: Quinta, 18 de Abril de 2019, 15h20

57338840 634482513680839 5430567700013252608 n

Uma viagem no tempo que promoveu o conhecimento em Biologia, História, Geografia e Artes, assim foi a Feira dos Naturalistas, realizada no Campus Universitário da UFPA Marajó-Soure, no dia 17 de abril. O evento foi realizado pela turma de Ciências Biológicas 2019, sob a coordenação do professor Adriano Martins. A feira contou a história de seis naturalistas que estiveram presentes na Amazônia, e o trabalho que eles desenvolveram na região.

57328059 634482610347496 3587947316083949568 nO evento contou a história de Wallace, Von Martius, Spix, Margaret Mee, Langsdorff e Henry Bates. Esses naturalistas descreveram a fauna e a flora da Região Amazônica, com riqueza de detalhes, por meio de textos, desenhos e pinturas. A feira estava ligada à disciplina de História da Ciência e Introdução à Metodologia Científica, ministrada pelo professor Adriano Martins. “O objetivo dessa feira foi trazer ao público um conhecimento dessas informações sobre esses autores que foram muito importantes e pioneiros na descrição e na catalogação de espécies, bem como na divulgação de informação de cunho científico”, afirmou o professor Adriano.

A analista ambiental do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), Lisângela Cassiano, viu o anúncio do evento nas redes sociais e resolveu visitar a feira. “Eu não conhecia nenhum dos naturalistas citados aqui, então achei muito interessante, são informações relevantes, há relatos, inclusive, de naturalistas que estiveram presentes ao arquipélago do Marajó, então acho que a Universidade poderia promover mais eventos como este, porém mais longos, para que as pessoas tivessem mais oportunidade de visitar o campus e aprender sobre vários assuntos que podem ser trabalhados pela universidade”, afirmou Lisângela.

IMG 5083Ciência e Arte - De acordo com o professor Adriano Martins, a feira foi muito importante, pois retratou a forma como os cientistas trabalhavam naquela época. “O que é mais interessante neste evento é que os naturalistas se diferenciam dos cientistas atuais, porque a ciência estava atrelada às artes. Os textos eram ricos em padrões estéticos para que eles pudessem fazer descrições minuciosas sobre o que eles viam, para que, nas publicações, o leitor de qualquer lugar do mundo pudesse imergir nesse mundo em que eles estiveram, por meio das artes retratadas por pinturas, desenhos etc.”, declarou o professor.

A estudante de Ciências Biológicas Samara Modesto foi uma das discentes que colaboraram para a realização da feira. “Nós já conhecíamos alguns naturalistas que estudamos no ensino médio, mas o trabalho possibilitou que nós conhecêssemos outros autores que estiveram na Amazônia e a relevância do trabalho que eles desenvolveram na região”, disse a discente.

Texto e Fotos: Giovane Silva – Assessoria de Comunicação do Campus Universitário da UFPA Marajó-Soure