Página inicial > Ultimas Notícias > Jornada Universitária em Defesa da Reforma Agrária ocorre de 23 a 26 de abril

Jornada Universitária em Defesa da Reforma Agrária ocorre de 23 a 26 de abril

• Publicado: Quinta, 18 de Abril de 2019, 15h28

iii erlec iii jura

Dos dias 23 a 26 de abril de 2019, acontecerá mais uma edição da Jornada Universitária em Defesa da Reforma Agrária (JURA). Neste ano, o evento percorre algumas Universidades do Estado do Pará, como a Universidade Federal do Pará (UFPA), campus Belém e Cametá, a Universidade do Estado do Pará (UEPA) e a Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA). Para participar da programação basta comparecer nos dias correspondentes de cada Campus.

A orientação é de que a JURA 2019 se centre em três grandes temas principais, com os acréscimos e temperos que cada realidade ou o momento político de sua realização exigir, ou seja, a Questão Agrária (interface entre lutas quilombolas, indígenas, camponesas, ribeirinhas, sem-terra), a Defesa da Educação Pública e dos Direitos Humanos.

Importância da ação - As JURAs são realizadas durante o mês de abril, quando ocorreu o massacre de Eldorado de Carajás, em 1996, como parte das atividades de luta que integram o "Abril Vermelho", protagonizadas pelo Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST).

As ações buscam chamar atenção para os acontecimentos no campo, como: massacres, chacinas e morte de camponeses e lideranças de povos tradicionais; criminalização dos movimentos sociais e extermínio de defensores de direitos humanos; depredação da natureza com aumento do desmatamento e uso abusivo de insumos químicos e agrotóxicos; além da expulsão dos povos do campo de seus territórios.

Programação - No dia 23 de abril, das 9 às 21h, a UFPA irá ceder o Vadião para o evento. Seguindo no dia 24, das 9 às 18h, nos espaços da UEPA - CCSE. Dia 25 de abril, as 15h na UFRA (Auditório do Pavilhão de Aulas) E, nos dias 25 e 26 de Abril, na UFPA/Campus Cametá, ocorrerá junto ao “III Encontro Regional da Licenciatura em Educação do Campo”.

Durante a JURA teremos as seguintes atividades: Feira com os produtos da Reforma Agrária; Místicas e Programação Cultural; Exposição de Fotos sobre a Questão Agrária; Roda de Conversa sobre a Questão Agrária na Amazônia e o desafio dos povos tradicionais e camponeses; diálogo entre as mulheres do campo e da cidade sobre a Reforma agrária e Oficinas com as temáticas relacionadas à defesa dos Direitos Humanos e da Educação Pública.

JURA - Com o objetivo de colocar em discussão no âmbito das universidades o projeto de Reforma Agrária e os temas que a circundam. A Jornada teve início em 2014 com a participação de 40 Universidades e Institutos Federais. Atualmente, é realizada por mais de 60 Instituições de Ensino Superior do Brasil. A JURA é um movimento de universidades de todo país.

As JURAs foram criadas para fortalecer a memória das lutas e resistências dos povos tradicionais e camponeses no Brasil. Elas são espaços em que os movimentos sociais camponeses ocupam as universidades públicas brasileiras, para sensibilizar a comunidade acadêmica sobre a importância das lutas pela reforma agrária como estratégia para fortalecer um projeto anticapitalista de sociedade.

Serviços:

Jornada Universitária em Defesa da Reforma Agrária (JURA).

Data: 23 a 26 de abril de 2019.

Local: UFPA, Campus Belém/Cametá, UEPA e UFRA.

Confira aqui a programação completa.

Texto: Gilberto Moura - Assessoria de Comunicação da UFPA.