Página inicial > Ultimas Notícias > Don Quixote ganha versão em balé clássico encenada por alunos da Escola de Teatro e Dança

• Publicado: Segunda, 22 de Abril de 2019, 15h48

image1

Um clássico da literatura mundial será apresentado pela Escola de Teatro e Dança da Universidade Federal do Pará (ETDUFPA). Don Quixote, um clássico de Miguel de Cervantes, vai ser encenado pelos alunos dos cursos Básico em Balé Clássico, Técnico em Dança Clássica e Técnico em Teatro e Projeto de Pesquisa e Extensão: Corpo de Dança (CDE). O espetáculo de dança será apresentado nesta terça-feira, 23 de abril, no Theatro da Paz, às 20h. A direção artística é assinada pelos professores Ana Cristina Cardoso e Jaime Amaral.

Don Quixote é uma encenação baseada no balé de repertório clássico, obra conhecida que tem o libreto de Marius Petipa, que se fundamenta na novela de Miguel de Saavedra Cervantes e que tem coreografia de Marius Petipa e música de Leon Minkus.

Adaptação - A encenação da ETDUFPA apresenta uma adaptação livre baseada na montagem do American Ballet Theatre (ABT) de 1983, seguindo um roteiro estruturado com cenas fortes de difícil execução técnica e apuro interpretativo.

Os personagens principais da montagem são: Dom Quixote, Sancho Pança, Dulcineia, Quitéria ou Kitri, Basílio, Gamache, Espada, Mercedes, Toureiros, Lourenço, Antonina, Balharee Sansão Carrasco, chefe dos ciganos, ciganos, aldeões, espanholas, fadas, dríades, cupido, graciosa, vendedora de flores, garoto, mendigo, entre outros, comentou o diretor artístico do espetáculo e diretor da ETDUFPA, Jaime Amaral.

O espetáculo divide-se em três atos - O primeiro ato se passa na praça do Mercado de Barcelona. Neste ambiente, Kitri está sendo obrigada pelo seu pai a casar-se com o comerciante Gamache, porém a jovem está enamorada pelo barbeiro Basílio, e o desenrolar da situação provoca grande movimento na praça. D. Quixote chega montado em seu cavalo Rocinante e presencia tudo. Vendo a situação instalada, transforma Kitri, em sua imaginação, na suave Dulcineia, personagem de seus sonhos e símbolo da mulher ideal.

O segundo ato se passa em um acampamento cigano, depois de Kitri e Basílio terem fugido para que a moça não se casasse com o comerciante Gamache. No acampamento, aparecem os ciganos que dançam, fazendo festa para os visitantes. Don Quixote, que fora expulso da praça, também chega ao acampamento e descansa perto dos moinhos de vento, porém sonha, e sua imaginação leva-o à fantasia de atacar os moinhos de vento pensando que são inimigos gigantes e cria uma grande batalha. Ferido, dorme e sonha com os jardins de Dulcineia, o qual é povoado por seres fantásticos, como fadas, dríades, cupido, entre outros. Até que, após o seu sonho, Kitri e Basílio juram amor e, com a permissão do pai, podem se casar.

O terceiro ato mostra uma grande festa em homenagem a Don Quixote e  comemora-se também o casamento de Kitri e Basílio, o qual termina em um gran finalle dançado pelo corpo de baile.

Para a realização da encenação desse espetáculo, a ETDUFPA preparou 110 alunos dos Cursos Básico em Balé Clássico, do Curso Técnico em Dança Clássica, do Curso Técnico em Teatro e do Projeto de Pesquisa e Extensão Corpo de Dança (CDE), da ETDUFPA.

O espetáculo Don Quixote já foi apresentado no Teatro Universitário Cláudio Barradas no final do ano passado e agora estará no Theatro da Paz, com nova roupagem para apreciação de um público maior.

Espetáculo de dança Don Quixote
Data: Terça-feira, 23 de abril de 2019
Loca/Hora: Theatro da Paz, às 20h
Ingressos: R$ 40,00 (quarenta reais inteira) e R$ 20,00 (vinte reais meia)