Ir direto para menu de acessibilidade.

Seletor idioma

ptenes

Opções de acessibilidade

Página inicial > Ultimas Notícias > Universitec inaugura dois novos projetos de Empreendedorismo em 2019
Início do conteúdo da página

Universitec inaugura dois novos projetos de Empreendedorismo em 2019

  • Publicado: Segunda, 22 de Abril de 2019, 18h22

Portal UFPA 1

A Coordenação de Empreendedorismo da Universitec lança, em 2019, dois novos projetos: o Empreendedorismo em Tela e o Café Empreendedor, a fim de promover ainda mais a cultura empreendedora no ambiente universitário, de torná-la mais frequente no cotidiano da Universidade e de ampliar o intercâmbio entre acadêmicos e empreendedores em diferentes áreas do conhecimento. As iniciativas estão alinhadas com a missão da agência, que acaba de comemorar uma década de existência em prol da inovação e do empreendedorismo na Amazônia.

O Empreendedorismo em Tela une cinema e empreendedorismo, proporcionando o encontro plural entre professores, alunos e demais interessados no tema, com a exibição de filmes e com as discussões interdisciplinares, além de permitir a análise e a compreensão das trajetórias empreendedoras abordadas nas obras. Programado para ocorrer mensalmente, sempre na última quinta-feira de cada mês, no auditório da Universitec, conta com um grupo específico de mediadores, responsáveis pela condução do debate. Para o professor José Augusto Lacerda, idealizador dos projetos, é fundamental que vivências pessoais e profissionais sejam trazidas ao debate e relacionadas com o conteúdo dos filmes. “O debate e a articulação de saberes precisam estar intimamente ligados com o filme exibido”, explica.

Segundo o professor, a programação é definida com base em um levantamento feito com os proprietários das empresas incubadas na Universitec e com os parceiros que colaboram frequentemente com a agência, além da consulta em sites, blogs e revistas renomadas no campo do Empreendedorismo e da Inovação em nível nacional. “Apesar de o projeto já possuir uma grade previamente estabelecida até 2021, nada impede que os docentes e discentes enviem sugestões de filmes, bem como se prontifiquem a debatê-los”, destaca Lacerda.

25 de abril - Já ocorreram duas edições do Empreendedorismo em Tela, nos meses fevereiro e março. A próxima edição será nesta quinta-feira, 25 de abril, às 8h30. Em consonância com o Programa de Preparação para a Aposentadoria (PPA), promovido pela Pró-Reitoria de Desenvolvimento e Gestão de Pessoal (Progep) em parceria com a Universitec, será exibido o filme Um Senhor Estagiário, de Nancy Meyers. Participarão do evento o professor José Alberto Arruda, da Faculdade de Química, e a coach Soraya Amaral, da Academia de Empreendedorismo.

O Café Empreendedor promove mensalmente um espaço de troca capaz de conectar alunos e professores com profissionais de destaque em variados ramos de atuação. A iniciativa atende à necessidade não só de difundir a cultura empreendedora na Universidade, como também de reforçar o valor de conhecimentos e competências trabalhadas ao longo da formação acadêmica. “O projeto foi desenhado de modo colaborativo, com gestores, alunos e professores de vários cursos, afinal, planeja-se chegar a dezoito localidades distintas nos próximos dois anos, incluindo institutos, faculdades, núcleos e até campi diferentes”, explica o professor José Augusto Lacerda.

A primeira edição do Café Empreendedor ocorreu no dia 12 de março. O próximo evento está marcado para o dia 29 de abril, segunda-feira, às 9h, no Auditório Professor Francisco Paulo Mendes, no Instituto de Letras e Comunicação. Participarão do evento a professora Manuela do Corral Vieira, da Faculdade de Comunicação, e o publicitário Renato Brito Araújo, da Oficina de Criação da UFPA. Para os meses de maio, junho e julho, estão programados eventos nas Faculdades de Terapia Ocupacional e Fisioterapia, Direito e Medicina, respectivamente.

Os interessados em sugerir ou debater filmes no Empreendedorismo em Tela ou em levar o Café Empreendedor para o seu instituto, sua faculdade, seu núcleo ou seu campus podem contatar a Universitec por e-mail.

Texto: Ascom/Universitec – Orlando Haber
Arte: Divulgação

registrado em:
Fim do conteúdo da página