Página inicial > Ultimas Notícias > Projeto Littera promove minicurso que debate obra de Milton Hatoum

Projeto Littera promove minicurso que debate obra de Milton Hatoum

• Publicado: Segunda, 22 de Abril de 2019, 15h13

minicurso Milton Hatoum

A Universidade Federal do Pará, com o apoio da Equipe Littera, realizará, no dia 24 de abril, às 14h, o minicurso de tema “A presença da formação em Cinzas do Norte, de Milton Hatoum”. Em sua 31º edição e com 40 vagas disponíveis, o evento vai ocorrer na Sala de Vídeo da Casa de Estudos Germânicos (CEG). As inscrições são gratuitas e serão emitidos certificados aos participantes.

O minicurso é voltado para estudantes de Letras e para todos que se interessarem pela temática. O objetivo do encontro é debater sobre Milton Hatoum, escritor amazônida, autor de Cinzas do Norte, e a sua relação com o romance de formação alemã, presente na obra do autor.

A professora Patricia Cezar da Cruz, coordenadora do Projeto Littera, explica que a importância do tema se dá em razão do “fato de que a Literatura alemã, nesta proposta do minicurso, está em diálogo com a brasileira. É uma oportunidade de ver a relação comparada dessas duas literaturas em um só minicurso.”

Programação – O minicurso abordará conceito de Bildungsroman, análise do romance Cinzas do Norte, e a aplicação do conceito de Bildung ao romance. Após o minicurso, será feita uma discussão sobre a temática, com a participação dos presentes. A organização entrará em contato com as pessoas que solicitarem a participação no evento para confirmar as 40 vagas disponíveis.

Cinzas do Norte – A obra foi feita pelo escritor Milton Hatoum, à luz do conceito de Bildungsroman. No romance, há o relato de Olavo sobre a história de seu amigo Raimundo, a história de uma alma rebelde que busca na arte a libertação das amarras que o pai e as instituições querem lhe impor. No entanto isso ocorre de maneiras distintas. No minicurso, serão abordados os estudos produzidos no Brasil e no contexto amazônico, obras que se caracterizam como um romance de formação.

Projeto Littera – Está na CEG desde 2013 e apresenta minicursos bimestrais sobre literaturas germânica e brasileira, sempre de forma gratuita e com emissão  de certificado. O projeto Littera sempre participa de eventos, como a Semana da Língua Alemã e a Feira do Livro, entre outros, e é formado por uma equipe de oito professoras de Letras, com formação em Estudos Literários, com mestrado e algumas em doutorado, e tem a colaboração de uma estudante de Engenharia de Software da UFAM, do Amazonas, que cuida do site do projeto com atualização e ferramentas que dinamizam seu uso, como a geração de certificado on-line diretamente pelo site.

Minicurso: A presença da formação em Cinzas do Norte, de Milton Hatoum
Data: 24 de abril
Hora: das 14h às 18h
Local: Sala de Vídeo – Casa de Estudos Germânicos
Inscrições gratuitas com 40 vagas
Confira aqui a programação.

Texto: Raquel Brasil - Assessoria de Comunicação da UFPA