Página inicial > Ultimas Notícias > Exposição na ETDUFPA celebra o Dia Internacional da Dança

Exposição na ETDUFPA celebra o Dia Internacional da Dança

• Publicado: Terça, 23 de Abril de 2019, 15h01

Expo novas cartas sobre a dança

"Novas cartas sobre a dança". Esse é o nome da exposição que celebra o Dia Internacional da Dança, comemorado em 29 de abril. Trata-se de uma exposição de cartas e imagens que tem como fio narrativo as cartas do bailarino, professor e pesquisador em Dança Jean-Georges Noverre, nas quais constam suas histórias de vida na dança e seus olhares para a dança, hoje.

A exposição ocorre na Escola de Teatro e Dança (ETDUFPA) e foi criada pelos alunos dos cursos Técnico em Dança Clássica e Intérprete-Criador. O evento começou nesta terça-feira, 23 de abril, e segue até o dia 30 de abril, no hall de entrada da ETDUFPA. A coordenação é das professoras Mayrla Andrade e Eleonora Leal, tendo recebido a assinatura do professor mestre Aníbal Pacha, na curadoria.

A exposição também traz aos discentes dos cursos técnicos reflexões sobre a dança que eles têm e a que desejariam ter, e também reflexões sobre o meio no qual a dança é produzida em sua coerência de ação, buscando especialmente a realidade nortista/amazônica intrínseca e não alheia a ela.

"Novas cartas sobre a dança" - Tem inspiração no bailarino, professor e pesquisador em Dança Jean-Georges Noverre, que ocupa um espaço de destaque na história da dança, por ter sido o criador de uma obra teórica que expõe, na forma de um conjunto de cartas, uma série de reflexões sobre a dança de sua época. “Trouxemos para diálogo com os alunos cartas de Noverre, pelo alcance das proposições e pela importância de revisitar a sua dança. Todo esse material é teórico/filosófico/pedagógico/artístico”, comentaram as professoras e coordenadoras da exposição, Mayrla Andrade e Eleonora Leal.

As cartas foram produzidas no século XVIII, mas apresentam elementos para problematização das poéticas em dança na contemporaneidade, como:  Percepção das dinâmicas no balé de ação, emergências e valorização de aspectos usualmente relegados naquele período, como a desordem, a instabilidade, a multiplicidade, a singularidade, a indeterminação como configuradoras também do processo de criação. A tensão entre técnica e expressividade, a questão entre cópia e inventividade, a relação entre racionalidade e emoção no processo artístico, a proximidade entre arte e vida, a atenção ao acaso e à irregularidade ou, ainda, o caráter perigoso e subversivo da inventividade.

Exposição "Novas cartas sobre a dança"
Data: 23 a 29 de abril de 2019
Local: Hall de entrada da Escola de Teatro e Dança da UFPA, que fica na Rua D. Romualdo de Seixas, 820, no bairro Umarizal, em Belém/PA
Mais informações pelo telefone (91) 98214-1989.

Texto e arte: Divulgação ETDUFPA