Ir direto para menu de acessibilidade.

Seletor idioma

ptenes

Opções de acessibilidade

Página inicial > Ultimas Notícias > Programação da Progep chama atenção para a importância da segurança no trabalho
Início do conteúdo da página

Programação da Progep chama atenção para a importância da segurança no trabalho

  • Publicado: Terça, 23 de Abril de 2019, 15h36

ABRIL VERDE ufpa 1

Para chamar atenção da comunidade acadêmica para o movimento Abril Verde, neste mês de abril, a Pró-Reitoria de Desenvolvimento e Gestão de Pessoal (Progep), por meio da Diretoria de Saúde e Qualidade de Vida (DSQV), organizou uma programação especial, que ocorrerá no dia 30 de abril, destinada a técnicos-administrativos, docentes e alunos, com o intuito de informar sobre a real importância da segurança no trabalho e da conscientização de todos quanto ao tema, bem como estimular a adoção de uma cultura permanente de prevenção de acidentes do trabalho e doenças ocupacionais.

A programação se inicia a partir das 8h30, no auditório do Capacit, com as palestras Introdução a Acidente do Trabalho e Biossegurança. Os interessados devem fazer a sua inscrição pelo SIGRH ou no local do evento. Os assuntos serão ministrados pela tecnóloga em Segurança do Trabalho Thays Noronha e pela bióloga, especialista em Gestão e Saúde Pública e analista em Biossegurança Camila de Marco Bragagnolo.

A iniciativa surgiu da equipe de Segurança do Trabalho da Coordenadoria de Vigilância à Saúde do Servidor (CVSS), que é responsável pela tratativa do assunto na Instituição, além dos processos de insalubridade, periculosidade e outros assuntos dessa temática. Nas visitas, será possível tirar as principais dúvidas sobre os diversos assuntos que cercam o tema com os profissionais responsáveis.

Abril verde - O movimento Abril Verde foi criado em 2014, por iniciativa do Sindicato dos Técnicos de Segurança do Paraná, e marca a celebração de duas datas importantes promulgadas pela Organização Internacional do Trabalho (OIT): dia 7, Dia Mundial da Saúde, e dia 28, Dia Mundial em Memória às Vítimas de Acidentes do Trabalho. Esta última data também passou a ser considerada no Brasil, a partir da Lei nº 11.121 de maio de 2005, o Dia Nacional em Memória das Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho. Seu principal intuito é reduzir os acidentes de trabalho e os agravos à saúde do trabalhador, e mobilizar o a sociedade como um todo para prevenir e alertar sobre esse problema.

O engenheiro de segurança do trabalho da Progep Murilo Ribeiro Cardoso destaca que, quando se conversa sobre acidente de trabalho, a pessoa pode analisar melhor uma situação a que pode estar exposta. O servidor complementa que todo e qualquer acidente de trabalho precisa ser notificado aos setores responsáveis. “Quando uma pessoa sofre um acidente e não comunica, a informação de um possível risco em um ambiente de trabalho não será conhecido por todos, o que aumenta a probabilidade de uma nova ocorrência”, afirma Murilo Cardoso.

Serviço:
Abril Verde UFPA 2019
Confira  a Programação
Mais informações:
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
(91) 3201-8727

Texto e arte: Divulgação

registrado em:
Fim do conteúdo da página