Prointer participa de reuniões com várias delegações estrangeiras
A Pró-Reitoria de Relações Internacionais (Prointer) da Universidade Federal do Pará (UFPA) participou de reuniões com diferentes delegações estrangeiras antes e durante a 31ª Conferência Internacional da FAUBAI, que ocorreu em Belém. Durante a reunião com representante da Embaixada dos Estados Unidos, foram apresentadas as oportunidades para estudantes brasileiros, já com os representantes da Aliança Francesa e do Instituto Brasil-França. A reunião teve como objetivo principal o estreitamento dos laços e a reafirmação das parcerias entre as instituições francesas e a UFPA.
Na reunião com a Aliança Francesa, além da pró-reitora Marília Ferreira, participaram Thomas Fairchild, diretor-adjunto do Instituto de Letras e Comunicação (ILC) da UFPA; Claudia Vilarouca, chefe da Câmara de Francês da Faculdade de Línguas Estrangeiras Modernas (FALEM); Maria Amélia Enriquez, diretora de Acordos Internacionais e Assuntos Estratégicos da Universidade; Maria Cristina Esposito, diretora de Mobilidade Acadêmica Internacional; Maiwenn Le Nedelec, diretora da Aliança Francesa de Belém; e Olivier Giron, diretor-adjunto do Instituto Brasil-França.
“Falamos sobre a cooperação franco-brasileira na UFPA. A França é um dos parceiros com que a UFPA mantém vários acordos de cooperação internacional. A visita de Olivier Giron fortalece ainda mais nossa cooperação com aquele país”, explicou a professora Marília Ferreira. Segundo ela, a reunião também foi para definir estratégias para consolidar ainda mais a cooperação entre a UFPA e as instituições francesas.
“Conversamos sobre a possibilidade de concorrer a editais cujo financiamento é do fundo europeu. Por exemplo, atualmente, há um edital francês que possibilita o estabelecimento de Laboratórios Internacionais Associados (LIA), que são espaços virtuais de interação entre parceiros franceses e brasileiros. Para isso, o programa de pós-graduação que já tenha uma cooperação vigente com alguma instituição francesa pode verificar a possibilidade de abertura de um laboratório dessa natureza com seus parceiros, uma vez que são eles que podem submeter propostas ao edital europeu”, contou a professora.
Durante a tarde, ocorreu a segunda reunião. Desta vez, com a participação da adida cultural adjunta da Embaixada dos Estados Unidos, Julia McKey; a diretora de programas de língua inglesa, Jennifer Uhler; e as professoras Marília Ferreira e Maria Amélia Enriquez, representando a Prointer.
“Por iniciativa da Embaixada, a adida cultural veio em missão para se apresentar às dirigentes da Pró-Reitoria de Relações Internacionais da Universidade Federal do Pará. Da mesma forma, foram apresentadas todas as potenciais oportunidades para estudantes brasileiros, entre as quais se destacam o Programa Jovens Líderes das Américas – YLAI – por meio do qual é oferecido um intercâmbio de cinco semanas a 250 jovens empreendedores da América Latina e do Caribe”, contou a professora.
A professora Marília Ferreira também contou sobre a expectativa para a inauguração do Centro de Internacionalização da UFPA, no Campus Básico. “O objetivo é ter essas representações internacionais todas juntas, com o fim de tornar a dimensão internacional da UFPA mais conhecida e de fácil alcance para a comunidade acadêmica, prover os alunos e a comunidade acadêmica em geral, com oportunidades de conhecer outras culturas, outras línguas, outras visões de mundo, outras perspectivas”. O Centro deverá contar com todas as representações internacionais presentes atualmente na Universidade e com outras com as quais a UFPA firmar parcerias posteriores.
Texto: Rafael Miyake – Assessoria de Comunicação da UFPA
Fotos: Alexandre de Moraes
Redes Sociais