Página inicial > Ultimas Notícias > Curso de Licenciatura em Teatro da ETDUFPA recebe nota máxima do MEC

Curso de Licenciatura em Teatro da ETDUFPA recebe nota máxima do MEC

• Publicado: Quinta, 25 de Abril de 2019, 14h40

Pesquisa em Teatro 2

O Curso de Licenciatura em Teatro da Escola de Teatro e Dança da UFPA (ETDUFPA) alcançou o conceito 5 na avaliação do Ministério da Educação (MEC). Essa é a nota máxima atribuída pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Anísio Teixeira (INEP) aos cursos de graduação. A Licenciatura em Teatro da ETDUFPA está vinculada ao Instituto de Ciências da Arte (ICA/UFPA), dirigido pela professora Adriana Azulay.

Em suas avaliações regulares, o MEC atribui notas de 0 a 5, e alcançada uma nota acima de 3, o reconhecimento do curso é mantido. A avaliação do Curso de Licenciatura em Teatro da UFPA com nota máxima, atesta a sua boa qualidade e estrutura e serve de incentivo para alunos e professores.

A comissão do MEC, que realizou a avaliação, constatou coerência do projeto do curso com a missão, a estrutura organizacional e o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) da UFPA, além de comprovada experiência do corpo docente.

O reitor Emmanuel Tourinho parabenizou a equipe da ETDUFPA e falou da importância do resultado alcançado. “A nota 5 atesta a excelência do ensino oferecido na nossa Escola de Teatro e Dança, que é reconhecidamente um espaço de muitos talentos acadêmicos e artísticos. É importante destacar que a nota é resultado do trabalho de muitas pessoas, docentes, técnicos e discentes, que têm compromisso com uma educação de boa qualidade. Somos gratos a todas essas pessoas pela contribuição que dão para o sucesso de nossa instituição e parabenizamo-las por esse importante reconhecimento”, afirmou o reitor.

Avaliação – No dia 4 de abril, a comissão do MEC reuniu-se com a direção da ETDUFPA, representantes da Comissão Própria de Avaliação (CPA), Direção do Instituto de Ciências da Arte (ICA), Coordenação do curso e membros do Núcleo Docente Estruturante (NDE) do curso, para avaliar questões gerais da Universidade e tratar do projeto pedagógico do curso, com o corpo docente e discente.

Na ocasião, foram considerados os seguintes aspectos: projeto pedagógico do curso, de acordo com as novas resoluções do MEC para os cursos de licenciatura; infraestrutura; espaço físico; acessibilidade; biblioteca; laboratórios; salas de aulas (para aulas práticas e teóricas); corpo docente; coordenação do curso; projetos de pesquisa; projetos de extensão e estágio supervisionado.

Segundo a diretora do ICA, professora Adriana Azulay, o compromisso com a responsabilidade social está evidenciado no modo de pensar e desenvolver o curso, o estágio supervisionado para a formação de um aluno atento às demandas da comunidade local e regional, e ações e atividades complementares de ensino, pesquisa e extensão.

O curso – O Curso de Licenciatura em Teatro é de modalidade presencial, funciona em regime seriado, com integralização curricular de 4,5 anos (9 semestres), no mínimo, e de 6,5 anos (13 semestres), no máximo. Está organizado com uma carga horária de 3.210 horas e conta com 40 vagas anuais, efetivamente ofertadas no período noturno, considerando todas as formas de ingresso.

Texto Elizandra Ferreira – Ascom/UFPA
Foto: Arquivo/Ascom