Ir direto para menu de acessibilidade.

Seletor idioma

ptenes

Opções de acessibilidade

Página inicial > Ultimas Notícias > Ministério da Educação concede nota máxima ao curso de Graduação em Estatística
Início do conteúdo da página

Ministério da Educação concede nota máxima ao curso de Graduação em Estatística

  • Publicado: Quinta, 25 de Abril de 2019, 15h27

estatística1

O Curso de Graduação em Estatística da UFPA foi submetido ao processo de avaliação do Ministério de Educação (MEC) e alcançou o conceito 5, nota máxima atribuída pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Anísio Teixeira (INEP) aos cursos de graduação. O MEC realiza avaliações regulares de cursos de graduação por meio do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) e das avaliações in loco feitas pelas comissões de especialistas. Em virtude de critérios preestabelecidos pelo MEC, o curso de Estatística é submetido somente à visita in loco.

A avaliação ocorreu em duas fases: primeiramente, a Faculdade de Estatística (FaEst) precisou responder a um questionário on-line cobrindo os principais aspectos do curso. Em seguida, uma comissão de avaliadores externos foi designada para verificar as condições de ensino, principalmente aquelas relativas ao perfil do corpo docente, às instalações físicas e à organização didático-pedagógica. Diversos critérios, organizados em quatro indicadores de qualidade, são avaliados e, para cada um deles, são atribuídos valores. A nota final é, então, calculada, padronizada e reescalonada para ser expressa em valores de 1 a 5. O Curso de Graduação em Estatística da UFPA foi avaliado como sendo de alta qualidade e recebeu nota máxima.

Reconhecimento da qualidade - O reitor da UFPA, Emmanuel Tourinho, falou da satisfação da Instituição com o resultado. “Estamos felizes com o reconhecimento da qualidade do curso e parabenizamos todos os docentes e técnicos que contribuem para esse bom desempenho. A nota máxima confirma que a UFPA oferece ensino de qualidade e, para isso, conta com docentes e técnicos comprometidos e muito competentes”, afirmou o reitor.

O diretor da FaEst, professor Vinicius Duarte Lima, declarou como importante o fato de o curso ter melhorado a nota, que anteriormente foi 3. Ele aponta os esforços investidos na melhoria do projeto e da infraestrutura do curso, com o reconhecimento do MEC. “Nós estamos muito felizes de poder fazer parte de um curso considerado nota máxima pelo MEC. Isso nos motiva a continuar o processo de melhoria. É importante chamar a atenção de que o curso tem uma abertura de mercado muito grande. O MEC nos enviou um relatório com considerações sobre como devemos prosseguir de agora em diante”, completou.

O curso – O objetivo do curso de Estatística é formar profissionais com conhecimentos teóricos e práticos para planejar e dirigir a execução de pesquisas ou levantamento estatísticos; planejar e dirigir os trabalhos de controle estatístico de produção e qualidade; efetuar pesquisas e análises estatísticas; elaborar padronizações estatísticas; efetuar perícias em matéria estatísticas e assinar os laudos respectivos; emitir pareceres no campo da Estatística; assessorar e dirigir órgãos e seções de Estatística; escriturar livros de registro ou controle estatístico criados em lei. O profissional pode ingressar no mercado de trabalho atuando em quase todas as áreas do conhecimento, como análise e mineração de dados, indústria (controle de qualidade, previsão), na demografia (análise de fluxos migratórios, populacionais), em marketing e mercado (análise e desenvolvimento de produtos, previsão de vendas), na área financeira e bancária (seguros, avaliação de investimentos), além da grande inserção nas universidades e Instituições de pesquisas (docência, planejamento de pesquisas e experimentos científicos).

Texto: Elizandra Ferreira – Assessoria de Comunicação da UFPA
Arte: Reprodução / Google

registrado em:
Fim do conteúdo da página