Página inicial > Ultimas Notícias > UFPA e Universidade do Porto renovam acordo de cooperação internacional

UFPA e Universidade do Porto renovam acordo de cooperação internacional

• Publicado: Quinta, 25 de Abril de 2019, 15h06

CAPA 16.04.2019 Ufpa e Universidade do Porto Foto Alexandre de Moraes site

A Universidade Federal do Pará recebeu, no dia 17 de abril, a visita de dirigentes da Universidade do Porto, Portugal, para a renovação de um acordo de cooperação internacional entre as duas instituições. O reitor da UFPA, Emmanuel Tourinho, recepcionou a vice-reitora para Educação, Formação Acadêmica e Relações Internacionais da instituição europeia, professora Maria de Lurdes Fernandes, acompanhada por Lisa Dequech, do Serviço de Relações Internacionais, e Carla Rocha, da Unidade de Cooperação da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto. Pela UFPA, participaram, além do reitor, a pró-reitora de Relações Internacionais, professora Marília Ferreira, e a diretora de Acordos Internacionais e Assuntos Estratégicos da Prointer, Maria Amélia Enriquez.

16.04.2019 Ufpa e Universidade do Porto Foto Alexandre de Moraes site4O reitor da UFPA e a vice-reitora da Universidade do Porto conversaram sobre possíveis áreas de cooperação. A expectativa é de que, por meio de programas de intercâmbio como o Erasmus Mundus, as duas instituições possam trocar conhecimento e proporcionar a mobilidade de estudantes e pesquisadores da área de Arquitetura e Belas Artes.

O reitor Emmanuel Tourinho sugeriu que as duas universidades constituam uma equipe de trabalho para, em conjunto, agilizar o processo de reconhecimento de títulos e a internacionalização de currículos de cursos das áreas de interesse comum. A ideia foi bem recebida pela universidade visitante.

O reitor Emmanuel Tourinho falou da importância para a UFPA da cooperação com as melhores universidades europeias e do grande interesse em parcerias com a Universidade do Porto. “A qualidade dos cursos oferecidos na graduação e na pós-graduação, e a reputação acadêmica da Universidade do Porto a tornam uma instituição de valor excepcional para a cooperação internacional na UFPA. Já temos várias iniciativas em andamento e vamos criar condições para que mais grupos de nossas instituições comecem a trabalhar em parceria”, ressaltou o reitor.

16.04.2019 Ufpa e Universidade do Porto Foto Alexandre de Moraes site3Brasileiros - Atualmente, a Universidade do Porto possui cerca de 6 mil estudantes internacionais, dos quais 2.800 são brasileiros. Para a vice-reitora, Maria de Lurdes, “as duas universidades já têm uma cooperação de muitos anos, e a intenção é tentar melhor colaborar em prol do conhecimento, e eventualmente, melhor desenvolver essa cooperação. Portanto, dessa maneira, ao renovar ou estender e validar o protocolo, estamos também a enquadrar essa possibilidade de cooperação com Portugal.”

A pró-reitora de Relações Internacionais da UFPA, professora Marília Ferreira, explicou que, por meio do acordo com a Universidade do Porto, já estão sendo feitas cotutelas de programas de doutorado, em que alunos da UFPA que vão estudar em Portugal – por exemplo, em doutorados-sanduíche – têm direito a diploma duplo, ou seja, reconhecido tanto no Brasil quanto na Europa. A partir desse acordo, são geradas outras oportunidades de cooperação, como possíveis projetos conjuntos, estágios etc.

Uma notícia importante é que a Universidade do Porto pode reconhecer automaticamente diplomas de doutorado oriundos de programas de pós-graduação reconhecidos com notas 6 e 7 pela Capes. A avaliação daquela agência é uma chancela que assegura a alta qualidade desses programas.

A expectativa, portanto, é estreitar ainda mais os laços entre a Universidade do Porto e a Universidade Federal do Pará.

Texto: Jessica Souza – Ascom/UFPA
Fotos: Alexandre de Moraes