Página inicial > Ultimas Notícias > Próximo destino do Projeto Roteiros Geo-Turísticos é o Distrito de Icoaraci

Próximo destino do Projeto Roteiros Geo-Turísticos é o Distrito de Icoaraci

• Publicado: Quinta, 25 de Abril de 2019, 15h42

CONVITE ROTEIRO ICOARACI 28 DE ABRIL DE 2019

O próximo destino do Projeto de Extensão Roteiros Geo-Turísticos será o Distrito de Icoaraci. A programação ocorre neste domingo, dia 28 de abril. Sob a coordenação dos professores da Escola Bosque Eidorfe Moreira Agnaldo Aires Rabelo e Ricardo Torres, esta edição abordará os olhares da memória, que consiste em uma aula/passeio por lugares históricos do Patrimônio Material e Imaterial de Icoaraci. Com saída do Pontão do Cruzeiro (orla de Icoaraci), às 8h30, o evento é gratuito e aberto ao público. As inscrições devem ser feitas aqui.

Em parceria com o Grupo de Estudo de Geografia do Turismo (GeoTur) da UFPA, as atividades do projeto em Icoaraci e nas ilhas de Caratateua e Cotijuba são desenvolvidas com a Fundação Escola Bosque, que visa valorizar a memória, os costumes, as artes e os espaços urbanos como patrimônio histórico-cultural do povo paroara.

Roteiro - A caminhada turística de Icoaraci se inicia na sua orla, às 8h30, e seguirá o seguinte trajeto: Pontão do Cruzeiro, Igreja de São Sebastião, Feira de Artesanato, Trapiche e Casario, Mercado, Casa do Poeta e Chalé Tavares Cardoso, Foto SIMA e, por fim, chegada à Estação Pinheiro. Para os interessados em participar do trajeto, algumas observações e recomendações importantes são feitas pela coordenação do GGeoTur: o participante deverá ir com tênis, boné, protetor solar e roupas leves e, se possível, levar guarda-chuva ou capa, pois a caminhada pode ser realizada mesmo com chuva. Durante o passeio, não haverá entrada nos prédios.

Icoaraci - É um dos oito distritos em que se divide o município de Belém, capital do Estado do Pará. O distrito se destaca mesmo é como importante polo de artesanato em cerâmica, instalado precisamente no bairro Paracuri, em que se produzem réplicas de vasos típicos de antigas nações indígenas, principalmente marajoara e tapajônica, com peças catalogadas pelo Museu Emílio Goeldi, o que garante, ao lugar, imensurável importância, sobretudo cultural, não só para Belém ou para o Pará, mas também para a Região Amazônica.

Geo-Turísticos - Premiado nacionalmente pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) em 2016, na categoria de Projetos de Iniciativas de Excelência em Promoção e Gestão Compartilhada do Patrimônio Cultural, e com oito anos de histórias, o projeto já soma mais de dez roteiros, desde sua primeira edição em 2011, passando por pontos turísticos da cidade e de grande valor histórico para a população paraense, como  Ver-o-Peso, Belle Époque, Campina, Reduto, Batista Campos, Umarizal, Estrada de Nazaré.

O Projeto Roteiros Geo-Turísticos também ocorre fora do centro de Belém, em experiências coordenadas por professores colaboradores, como nas cidades de Cametá, Altamira, Marabá, Vigia e Ponta de Pedras.

Serviços:
Edição do Projeto de extensão Roteiros Geo-Turísticos em Icoaraci.
Data: 28 de abril de 2019, domingo.
Local: saída  do Pontão do Cruzeiro (orla de Icoaraci)
Hora: às 8h30.
Para inscrições, acesse aqui.
whatsapp: 988.21.61.61 (profº Ricardo Torres - Escola Bosque) ou pelo facebook.
O projeto também conta com o seu canal no youtube.

Texto: Gilberto Moura – Assessoria de Comunicação da UFPA