Página inicial > Ultimas Notícias > Doutoranda da Pós em Biologia de Agentes Infecciosos é premiada no VIII Prêmio de Fotografia do CNPq

• Publicado: Sexta, 26 de Abril de 2019, 15h49

Leishmania

A imagem "Buquê de Leishmania", da doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Biologia de Agentes Infecciosos e Parasitários (PPGBAIP)  Lienne Silveira de Moraes, orientanda da professora Edilene Oliveira da Silva, ficou com o segundo lugar da categoria imagens produzidas por instrumentos especiais do VIII Prêmio de Fotografia - Ciência e Arte.

A foto faz parte dos resultados da tese de Lienne intitulada “Associação de bioprodutos com potencial terapêutico para o tratamento da leishmaniose tegumentar causada por Leishmania (Leishmania) amazonensis”. A imagem mostra o grupo controle, que não recebeu tratamento com os bioprodutos utilizados no desenvolvimento da tese.

Roseta - O registro foi obtido no Laboratório de Microscopia do Instituto Evandro Chagas, em colaboração com a professora Ana Paula Rodrigues, docente permanente do PPGBAIP. Durante a aquisição das imagens, foi observado o aglomerado de células conhecido como roseta. Esse aglomerado de Leishmanias é uma forma difícil de ser encontrada por meio da técnica de Microscopia Eletrônica de Varredura.

“Achamos esse aglomerado e resolvemos fotografar, pois a roseta estava bem organizada, semelhante a um buquê de flores. Com isso, veio a ideia de colorir a imagem e enviar para o concurso e denominá-la como “Buquê de Leishmanias”, explica Lienne.

Segundo a aluna do PPGBAIP, é gratificante ser premiada e reconhecida por este trabalho. “A fotografia não representa apenas parte da tese, mas o reconhecimento de todo o grupo de pesquisa do Laboratório de Biologia Estrutural, liderado pela professora doutora Edilene Oliveira da Silva, em parceria com a doutora Ana Paula Rodrigues, do Instituto Evandro Chagas.”

A premiação – O Prêmio de Fotografia - Ciência & Arte é uma iniciativa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Cientifico e Tecnológico (CNPq). Em sua oitava edição, o prêmio recebeu 1.023 trabalhos, sendo 487 da Categoria "Imagens produzidas por câmeras fotográficas" e 268 da Categoria "Imagens produzidas por instrumentos especiais".

A seleção dos vencedores foi realizada durante a reunião da Comissão Julgadora, no último dia 9 de abril, na sede do CNPq. Os vencedores receberão premiação em dinheiro, nos valores de R$ 8 mil, R$ 5 mil e R$ 2 mil para primeiro, segundo e terceiro lugares, respectivamente. A premiação será entregue durante a 71ª Reunião Anual da SBPC, em julho de 2019, na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), em Campo Grande - MS.

Texto: Elizandra Ferreira – Assessoria de Comunicação da UFPA