Ir direto para menu de acessibilidade.

Seletor idioma

ptenes

Opções de acessibilidade

Página inicial > Ultimas Notícias > Casal Brasil-África e Faculdade de Geografia promovem seminário sobre “Geografia africana e seu ensino no Brasil”
Início do conteúdo da página

Casal Brasil-África e Faculdade de Geografia promovem seminário sobre “Geografia africana e seu ensino no Brasil”

  • Publicado: Sexta, 26 de Abril de 2019, 15h06

GeografiadaAfrica

A Casa Brasil-África (CBA), vinculada à Pró-Reitora de Relações Internacionais (PROINTER) da Universidade Federal do Pará (UFPA), em parceria com a Faculdade de Geografia da UFPA, realizará, nesta segunda-feira, 29, o Simpósio “Geografia africana e seu ensino no Brasil”. Nele, vários especialistas abordarão, de diferentes ângulos, a necessidade de estudar a geografia africana e expor as conexões com diferentes áreas da Geografia e da História do Brasil.

Este é o primeiro de uma série de eventos temáticos realizados pela CBA com o objetivo de celebrar e conhecer o continente africano.

A realização do simpósio busca proporcionar uma modificação do estereótipo midiático criado sobre o continente africano, com uma visão errada e reforçadora de preconceitos, mostrando o continente como selvagem e sem presença humana, apenas com savanas, desertos e florestas. Serão apresentadas no evento sugestões para o ensino da geografia africana, além de resultados de pesquisas realizadas por brasileiros no continente.

A programação será realizada no Auditório Setorial Básico I, na UFPA. As inscrições podem ser realizadas por e-mail (Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.), e os participantes receberão certificados com carga horária de 8 horas.

Programação – Às 8h30, será realizada a mesa de abertura. Às 9h, será realizada a palestra “Estudos integrados e planejamento ambiental na África Austral”, com o professor Flávio Nascimento, da Universidade Federal Fluminense (UFF). Às 9h40, o tema discutido será “Território e identidade: uma abordagem da geografia África – Brasil”, com o professor Cledson Alves, do Instituto Federal do Pará (IFPA).

“Identidade, ancestralidades e territórios quilombolas. O papel da universidade na construção da cartografia das existências africanas na Amazônia” será a temática discutida às 10h20, com o professor Aiala Couto, da Universidade do Estado do Pará (UEPA), seguida pela última palestra da manhã, da professora Antônia Barroso, da Escola de Aplicação da UFPA (EAUFPA), com o tema “Práticas e representações de educação intercultural na EAUFPA: a experiência do Projeto Cartografia da cultura afro-brasileira e indígena”.

À tarde, serão realizadas duas palestras: às 14h e 14h40, dos professores Rafael Sanzio, da Universidade de Brasília (UnB), e Eliesse Scamaral, da Universidade Federal de Goiás (UFG), com os temas “A importância do estudo da geografia africana no Brasil” e “Aprender história e geografia africanas com infográficos e diagramas”. Ao fim do simpósio, às 15h20, será realizada a oficina “Mapas Animados para estudar História da África”, ministrada pela professora Eliesse Scamaral.

Serviço:
Simpósio “Geografia Africana e seu ensino no Brasil”
Local: Auditório Setorial Básico I (UFPA)
Data: 29 de abril
Hora: às 8h30
Inscrições: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Texto: Rafael Miyake – Assessoria de Comunicação da UFPA
Foto: Reprodução / Google

registrado em:
Fim do conteúdo da página