Ir direto para menu de acessibilidade.

Seletor idioma

ptenes

Opções de acessibilidade

Página inicial > Ultimas Notícias > Inscrições abertas para Pós em Sistemas Agroextrativistas para Territórios de Uso Comum na Amazônia
Início do conteúdo da página

Inscrições abertas para Pós em Sistemas Agroextrativistas para Territórios de Uso Comum na Amazônia

  • Publicado: Sexta, 26 de Abril de 2019, 18h14

PROJETO GESAM 2019 INSCRIÇÃO 1

O Instituto Amazônico de Agriculturas Familiares (INEAF) da Universidade Federal do Pará (UFPA) está com inscrições abertas para o curso de Especialização em Gestão de Sistemas Agroextrativistas para Territórios de Uso Comum na Amazônia (GESAM). O curso tem o objetivo de aperfeiçoar a formação profissional voltada para a gestão de territórios de uso comum, envolvendo as diversas realidades produtivas, socioculturais e de gestão dos recursos presentes nesses territórios na Amazônia. O edital oferta 25 vagas, com inscrições gratuitas, que podem ser feitas até o dia 15 de maio de 2019.

Nas últimas décadas, houve uma grande expansão de diversos modelos de territórios de uso comum na Amazônia, envolvendo diversos ecossistemas e populações com diferentes identidades socioculturais e práticas produtivas. Isso requer o aperfeiçoamento de profissionais com perspectiva interdisciplinar voltada para dialogar e interpretar os vários contextos socioculturais, econômicos e ambientais, envolvendo a gestão desses territórios na região. O curso terá uma carga horária por eixo de formação, com um total de 420 horas (28 créditos). Para ampliar a possibilidade de participação de profissionais de outros Estados da Amazônia, o curso será oferecido em módulos, no formato presencial.

Processo seletivo - Dividido em duas etapas eliminatórias, o processo seletivo aborda carta de intenção, entrevista e o Curriculum Vitae. Nas entrevistas, a serem realizadas no dia 22 de maio, serão avaliadas as cartas de intenção, em conjunto com as entrevistas, a argumentação e a justificativa acerca do interesse no curso. As entrevistas com candidatos em domicílio fora de Belém (incluindo outros estados) poderão ser realizadas via skype.

Inscrições - Os candidatos ao processo seletivo deverão apresentar, no momento da inscrição, os seguintes documentos: formulário de inscrição devidamente preenchido (conforme modelo anexo 1, presente no  edital); uma foto no formato 3 x 4; cópia do diploma (ou declaração equivalente) de conclusão de curso de graduação reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC), de quaisquer áreas do conhecimento; cópia da carteira de identidade (RG) e do cadastro de pessoas físicas (CPF) e curriculum vitae no formato lattes/CNPq, disponível aqui.

As inscrições serão realizadas diretamente na Secretaria do Programa de Pós-Graduação em Agriculturas Amazônicas, INEAF. Serão aceitas inscrições via Correios (postadas como carta registrada ou Sedex) até a data de encerramento do prazo. O comprovante de envio da documentação deverá ser encaminhado para o e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

Curso - O desenho curricular está estruturado de forma a contemplar três unidades de formação em recortes que dialogam com questões prioritárias do desenvolvimento e da gestão dos territórios de uso comum, em consonância com as tradições curriculares do INEAF:Conceitos e Contextos: Populações, Territórios e Políticas; Produção Familiar Agroextrativista e Gestão dos Recursos Comum: Métodos de Análise; e Diálogos Agroextrativistas: Gestão e Desenvolvimento.

O primeiro módulo ocorrerá de 3 de junho a 5 de julho. O segundo, de 21 de agosto a 18 de outubro de 2019. O terceiro e último módulo está agendado para o período de 2 de março a 30 de abril de 2020. Os demais meses serão dedicados ao desenvolvimento de pesquisa e à produção do trabalho final. O curso terá duração total de 12 meses, e as disciplinas modulares serão oferecidas no turno matutino, das 8h às 12h.

Serviços:
Inscrições para o curso de Especialização em Gestão de Sistemas Agroextrativistas para Territórios de Uso Comum na Amazônia (GESAM).
Data: até 15 de maio de 2019
Inscrições: Diretamente no INEAF da UFPA, térreo do prédio da Geofísica.
Contatos: (91) 3201-8010 ou (91) 3201-7913.
Para mais informações acesse o edital.

Texto: Gilberto Moura – Assessoria de Comunicação da UFPA
Arte: Divulgação

registrado em:
Fim do conteúdo da página