Página inicial > Ultimas Notícias > Evento debate processo seletivo especial para indígenas e quilombolas

Evento debate processo seletivo especial para indígenas e quilombolas

• Publicado: Terça, 30 de Abril de 2019, 14h59

PS Indígenas Foto Alexandre Moraes 1

A Universidade Federal do Pará realizará a III Edição do Seminário Processo Seletivo Especial para Indígenas e Quilombolas (PSE) nesta sexta-feira, 3 de maio, às 9h, no auditório do bloco B do Instituto de Ciências da Educação (ICED).  O Seminário do PSE é um fórum consultivo que agrega a Assessoria da Diversidade e Inclusão Social da UFPA (ADIS), a Associação dos Povos Indígenas Estudantes na UFPA (APYEUFPA), a Associação de Discentes Quilombolas da UFPA (ADQ), lideranças dos povos indígenas e das comunidades quilombolas, bem como professores e professoras, estudantes e técnicos-administrativos da UFPA envolvidos nesse processo.

Nesse evento, busca-se discutir problemas identificados no PSE/2019, com a apresentação de propostas de aperfeiçoamento no processo e de alterações a serem incluídas no Edital PSE/2020. Nas duas primeiras edições, o evento foi marcado pela participação ativa de associações de estudantes e de lideranças dos povos indígenas e das comunidades quilombolas. O seminário deste ano será uma continuidade do processo de avaliação iniciado em 2017.

Segundo a ADIS, a realização tem sido importante para a adequação do PSE às demandas dessas populações tradicionais. Já houve alterações no edital após as reuniões entre a UFPA e os representantes dessas comunidades, como a necessidade da assinatura de três lideranças na Declaração de Pertencimento às comunidades quilombola ou indígena.

Programação - A mesa de abertura será às 9h, com a presença do reitor Emanuel Tourinho, do pró-reitor de Ensino de Graduação, Edmar Tavares, da Assessoria da Diversidade e Inclusão Social, do diretor do CEPS, Sanclayton Carneiro, e das Associações de Povos Indígenas Estudantes e Discentes Quilombolas da UFPA.

Haverá formação dos Grupos de trabalho: GT Indígenas e GT Quilombolas. Às 16h, será realizada uma plenária para apresentação e discussão das propostas de alteração no Edital PSE-2019 e leitura do documento a ser encaminhado para apreciação na COPERPS.

Sobre o PSE – A seleção especial para ingresso de indígenas e quilombolas na UFPA disponibiliza quatro vagas para candidatos desses povos tradicionais, nos diversos cursos oferecidos pela Universidade. O Processo Seletivo Especial é composto de duas etapas: uma prova de redação em língua portuguesa e as entrevistas individuais. Este ano, os indígenas participaram do concurso nos campi da UFPA nas cidades de Altamira, Belém e Castanhal, enquanto os quilombolas participaram em Abaetetuba, Altamira, Belém, Cametá, Castanhal e Soure.

III Seminário Processo Seletivo Especial (PSE).
Data: 3 de maio
Hora: das 9h às 17h
Local: Auditório do Bloco B do Instituto de Ciências da Educação (ICED)

Texto: Raquel Brasil - Assessoria de Comunicação da UFPA