Ir direto para menu de acessibilidade.

Seletor idioma

ptenes

Opções de acessibilidade

Página inicial > Ultimas Notícias > Professora norte-americana fala sobre os desafios à liberdade de imprensa na era digital
Início do conteúdo da página

Professora norte-americana fala sobre os desafios à liberdade de imprensa na era digital

  • Publicado: Quinta, 02 de Maio de 2019, 16h22

headshotkirtley

A Embaixada dos Estados Unidos da América, em parceria com o Programa de Pós-Graduação em Comunicação, Cultura e Amazônia (PPGCOM), da Universidade Federal do Pará (UFPA), realiza a palestra "O desafio à liberdade de imprensa na era digital", ministrada pela professora norte-americana Jane Kirtley, da Escola Hubbard de Jornalismo e Comunicação em Massa da Universidade de Minnesota, com enfoque em ética, mídia e direito.

O evento faz parte da agenda do Grupo de Pesquisa Interação e Tecnologias na Amazônia (ITA), coordenado em parceria entre o PPGCOM-UFPA e o PPGCLC (Programa de Pós-Graduação em Comunicação, Linguagem e Cultura)  da Universidade da Amazônia (Unama). Será realizado no dia 6 de maio, das 14h15 às 15h30, no auditório do novo prédio do PPGL, próximo à Biblioteca Central e ao pavilhão de aulas do Campus Básico da UFPA, no Guamá, e conta com o apoio da Pró-Reitoria de Relações Internacionais (Prointer). A palestra celebra o Dia Mundial da Liberdade de Imprensa e é aberta à comunidade acadêmica e aos profissionais da área.

Realizada com tradução simultânea, a palestra enfocará a situação da liberdade de imprensa no mundo, a experiência da especialista na área, alfabetização midiática e o trabalho que a professora Jane Kirtley vem realizando na Universidade de Minnesota. Após a apresentação, haverá um tempo para as perguntas dos participantes. As inscrições são gratuitas e as vagas, limitadas.

Mais informações sobre a convidada -  Jane E. Kirtley é professora de Ética, Mídia e Direito na Escola Hubbard de Jornalismo e Comunicação em Massa da Universidade de Minnesota e coordena o Centro de Estudos de Ética e Direito da Mídia. Kirtley também é membro do corpo docente da Escola de Direito da universidade e tem realizado cátedras na Universidade de Suffolk e nas Escolas de Direito de Notre Dame. Ela participou de um programa da Fulbright no qual ensinou Ética e Direito da Mídia nos Estados Unidos na Faculdade de Direito da Universidade da Letónia, em Riga, em 2016. Kirtley também escreveu vários artigos como amicus curiae para a Suprema Corte dos EUA, bem como dois livros, muitos capítulos de livros e artigos para periódicos acadêmicos e para a imprensa, incluindo o New York Times, The Conversation e The Guardian.

Kirtley atuou como diretora executiva do Comitê de Jornalistas para a Liberdade de Imprensa por 14 anos. Antes disso, foi advogada em Nova York, Virgínia e Washington, DC e repórter de jornais em Indiana e Tennessee. Ela foi jurada do Prêmio Pulitzer em 2015 e é um membro de longa data da Diretoria da Sigma Delta Chi Foundation. Kirtley graduou-se pela Faculdade de Direito da Universidade de Vanderbilt, tem bacharelado e mestrado em Jornalismo pela Escola Medill de Jornalismo da Universidade de Northwestern.

Inscrições aqui.

Texto e foto: Divulgação

registrado em:
Fim do conteúdo da página