Ir direto para menu de acessibilidade.

Seletor idioma

ptenes

Opções de acessibilidade

Página inicial > Ultimas Notícias > Projeto Roteiros Geo-Turísticos comemora 107 anos do Cinema Olympia, neste sábado, dia 04
Início do conteúdo da página

Projeto Roteiros Geo-Turísticos comemora 107 anos do Cinema Olympia, neste sábado, dia 04

  • Publicado: Quinta, 02 de Maio de 2019, 16h26

CONVITE BELLE EPOQUE 04 DE MAIO DE 2019

Em comemoração aos 107 anos do Cinema Olympia, considerado o cinema mais antigo em funcionamento no País, o Grupo de Pesquisa de Geografia do Turismo da Faculdade de Geografia e do Programa de Pós-Graduação em Geografia (GGeoTur) vai realizar, neste sábado, 4 de maio, uma edição especial do Roteiro Geo-Turístico “Percorrendo e revelando paisagens da Belle Époque na cidade de Belém do Pará”. Com saída da Praça das Sereias (em frente ao Cinema Olympia), às 8h30, o evento é gratuito e aberto a todos os públicos. As inscrições devem ser feitas aqui.

Por meio da criação e da aplicação de roteiros turísticos temáticos, organizado pelo GGeoTur, o Projeto Roteiros Geo-Turísticos busca promover caminhadas a pé, gratuitas, no centro histórico de Belém, e abordar o patrimônio material e imaterial, cultural e ambiental da cidade, por meio da apresentação da geografia, da produção do espaço, da história e da arquitetura da capital.

“O cinema Olympia é importante para o patrimônio material e imaterial, bem como para o patrimônio arquitetônico e da memória de Belém. É o cinema mais antigo em funcionamento do Brasil; tendo sido implantado no período da Belle Époque, em que foram realizadas várias transformações espaciais e urbanas na cidade”, explica a professora e coordenadora do projeto de extensão, Goretti Tavares.

Nesta edição especial em comemoração ao aniversário do Cinema Olympia, a organização busca proporcionar aos moradores e vizinhos da região uma oportunidade de conhecerem um pouco mais sobre um dos pontos históricos característicos de Belém.

Roteiro – A caminhada do Roteiro Geo-Turístico “Percorrendo e revelando paisagens da belle époque na cidade de Belém do Pará” terá início em frente ao cinema e fará uma breve visita ao interior do prédio. Depois, ela seguirá para a Praça das Sereias - IEP - Avenida Nazaré - Palacete Bolonha - Avenida Governador José Malcher - Coretos e Praça da República - Theatro da Paz - Grande Hotel - Presidente Vargas - Rua Santo Antônio - Paris N´América - Praça dos Estivadores - Point do Açaí.

Para os interessados em participar do trajeto, algumas observações e recomendações importantes são feitas pela Coordenação do GGeoTur: O participante deverá ir com tênis, boné, protetor solar e roupas leves e, se possível, levar guarda-chuva ou capa, pois a caminhada pode ser realizada mesmo com chuva.

Cinema Olympia – Com a influência da arquitetura art déco e da belle époque, o Olympia foi inaugurado em 24 de abril de 1912, durante o governo de Antônio Lemos, pelos empresários Carlos Teixeira e Antonio Martins, donos do Grande Hotel e do Palace Theatro.

Com inúmeras dificuldades econômicas e administrativas, o Grupo Severiano Ribeiro, que o administrava, quase fecha as portas do cinema em 2006. Entretanto, atendendo aos apelos da sociedade e de artistas belenenses, a Prefeitura Municipal de Belém assinou um contrato de locação com o proprietário da casa, sendo reaberto como espaço cultural. A partir de então, passou a ser gerido pela Fundação Cultural de Belém (FUNBEL).

Atualmente, é palco de festivais e exibição de clássicos do cinema.

Projeto - Premiado nacionalmente pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) em 2016, na categoria de Projetos de Iniciativas de Excelência em Promoção e Gestão Compartilhada do Patrimônio Cultural, o Projeto Roteiros Geo-Turísticos existe há oito anos e conta com dez roteiros desde a sua primeira edição, em 2011, passando por pontos importantes do centro de Belém e das demais cidades, como Altamira, Marabá, Vigia e Ponta de Pedras.

Serviços:
Edição especial do Roteiros Geo-Turísticos: cinema Olympia
Data: 4 de maio de 2019
Local: Saída da Praça das Sereias
Hora: às 8h30

Mais informações no e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. ou pelo facebook.
Inscrições, acesse aqui.

Texto: Elizandra Ferreira – Assessoria de Comunicação da UFPA
Arte: Divulgação

registrado em:
Fim do conteúdo da página