Página inicial > Ultimas Notícias > Instituto de Letras e Comunicação promove oficina “Português como língua estrangeira”

• Publicado: Quinta, 02 de Maio de 2019, 16h42

Expressões UFPA 04 Português

Na próxima terça-feira, dia 7, o Instituto de Letras e Comunicação (ILC) realizará a oficina “Português como língua estrangeira”, com os professores Arimir Cunha, Hellen Pompeu e Janderson Martins, da Universidade Federal do Pará (UFPA). O evento tem o apoio da Pró-Reitoria de Relações internacionais (Prointer) e ocorrerá no Auditório Paulo Mendes, no ILC, a partir das 14h. As inscrições são gratuitas e abertas ao público e podem ser feitas aqui. Os participantes receberão certificado de 4 horas.

A oficina, que faz parte do Ciclo de Oficinas Expressões UFPA, visa compartilhar os resultados de pesquisas na área de Português Língua Estrangeira (PLE) realizadas no âmbito da UFPA, em turmas que promovem uma mistura de línguas e culturas. Essas turmas são formadas, normalmente, por alunos do Programa de Estudantes-Convênio de Graduação (PEC-G) que oferece a estudantes de países, com os quais o Brasil mantém acordo educacional, cultural ou científico-tecnológico, a oportunidade de realizar seus estudos de graduação em Instituições de Ensino Superior (IES) brasileiras.

Segundo a professora Hellen Pompeu, a inclusão por meio do aprendizado da língua portuguesa por estrangeiros é uma forma de dar voz às diversas línguas e culturas que convivem no ambiente educacional. “Significa também dar aos alunos a possibilidade de se integrar ao novo país, por meio da nova língua, com menos estranhamentos possíveis; considerando a sala de aula como um espaço social democrático inclusivo que comporta toda e qualquer experiência das línguas-culturas dos estudantes.”

Os maiores desafios dos estudantes, segundo os professores palestrantes, são relacionados à produção escrita de textos, já que o tempo é curto, cerca de sete meses, até o exame. Além disso, existem muitas dificuldades relacionadas à interação oral. “Porém, como esse aluno estrangeiro está aprendendo em situação de imersão cultural, sua convivência diária com nativos do português brasileiro (professores, funcionários e alunos) ajuda bastante a enfrentar o desafio da interação face a face em língua portuguesa”, explicam.

Temática – Os professores apresentarão trabalhos relacionados ao exame brasileiro para obtenção do Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros (Celpe-Bras) e ao ensino de português como língua estrangeira.

O Celpe-Bras é o exame brasileiro oficial para certificar proficiência em português como língua estrangeira. O exame é aplicado anualmente no Brasil e no exterior pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), com apoio do Ministério da Educação e em parceria com o Ministério das Relações Exteriores.

Expressões UFPA – Esta é a quarta das 7 oficinas do ciclo, previstas para ocorrer durante o primeiro semestre de 2019. Cada oficina tem um tema, mas todas abordam algum aspecto da diversidade linguístico-cultural presente na UFPA. A última oficina abordou o jamaican creole, dialeto jamaicano utilizado em paralelo com o idioma oficial do país, o inglês. Além dela, também serão feitas uma oficina sobre cinema em LIBRAS e uma sobre o Programa Idiomas Sem Fronteiras. Além disso, o ciclo também contará com programação da Associação dos Discentes Quilombolas (ADQ). Outras oficinas já ministradas trataram das línguas fongbe e wai wai.

Foi aprovada, em outubro do ano passado, uma resolução que institui uma política linguística na UFPA. Essa política promulga o reconhecimento e a valorização da diversidade linguística do Brasil e da UFPA, a importância da aprendizagem de idiomas estrangeiros no contexto de internacionalização das universidades e a importância da promoção do português como língua internacional de estudo e de ciência. A resolução também enseja que o ILC, como unidade acadêmica que se concentra em línguas e culturas, assuma o protagonismo na criação de ações que implementem essa política.

“O objetivo do ciclo é dar a ver um pouco da diversidade linguística e cultural que já está presente na UFPA, seja por meio da presença de grupos ou indivíduos – indígenas, quilombolas, estrangeiros, surdos etc. –, seja por meio de programas e ações institucionais como o Idiomas Sem Fronteiras e o curso de Português – Língua Estrangeira preparatório para o Celpe-Bras”, explica o professor Thomas Fairchild, coordenador do evento.

Oficina “Português como língua estrangeira”
Local: Auditório Paulo Mendes (ILC)
Data: 7 de maio

Texto: Rafael Miyake – Assessoria de Comunicação da UFPA