Ir direto para menu de acessibilidade.

Seletor idioma

ptenes

Opções de acessibilidade

Página inicial > Ultimas Notícias > UFPA recebe Elias Jabbour para debate sobre a importância econômica da China
Início do conteúdo da página

UFPA recebe Elias Jabbour para debate sobre a importância econômica da China

  • Publicado: Domingo, 05 de Maio de 2019, 13h08

BANNER ELETRONICO CHINA GEOPOLITICA

Para debater a crescente importância econômica do país asiático para a economia mundial, na próxima terça-feira, dia 8, será realizado o debate “O papel da China na geopolítica contemporânea”. O evento, promovido pela Pró-Reitoria de Extensão da Universidade Federal do Pará (PROEX/UFPA), contará com a presença de Elias Jabbour, professor da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ).

O debate tem o objetivo de proporcionar à sociedade paraense a oportunidade da reflexão sobre um país que hoje tem um papel central na economia do mundo e tem grande influência na economia brasileira. Só em 2017, o saldo comercial entre o Brasil e a China alcançou o recorde de 20 bilhões de dólares, e as exportações brasileiras para o país asiático chegaram a 47 bilhões de dólares.

“Hoje nós sabemos que o principal parceiro comercial do Brasil é a China, e, com essas mudanças todas que estão sendo operadas a partir do governo que recentemente foi empossado, em janeiro, é importante que a sociedade tenha noção do que é isso e se poderá nos afetar e, em caso positivo, de que maneira”, explica o professor Edval Bernadino, diretor de Programas e Projetos (DPP) da Proex.

A palestra será no auditório do Instituto de Ciências Jurídicas (ICJ), no Campus Profissional da UFPA, e iniciará às 15h. As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas aqui.

Elias Jabbour – Doutor em Geografia Humana pela Universidade de São Paulo (USP), é autor dos livros China - infraestrutura e crescimento econômico China: Desenvolvimento e socialismo de mercado, e terá como base esses estudos para falar sobre o desenvolvimento da economia chinesa, o seu papel na geopolítica mundial que vem desencadeando rivalidades com os Estados Unidos. Este conflito nos afeta? De que forma isso pode afetar as relações desses países com o Brasil, uma vez que os três integram o G20.

Atualmente, o palestrante também atua como professor da Faculdade de Ciências Econômicas e do Programa de Pós-Graduação em Ciências Econômicas (PPGCE) da UERJ, além de ser pesquisador associado do Centro de Estudos de Estratégias Alternativas de Desenvolvimento / Núcleo Brasil - China-Índia da Faculdade de Ciências Econômicas da UERJ.

Serviço:

Palestra “O papel da China na geopolítica contemporânea”
Local: Auditório do Instituto de Ciências Jurídicas (ICJ)
Data: 8 de maio
Hora: 15h

Texto: Rafael Miyake – Assessoria de Comunicação da UFPA
Arte: Proex

registrado em:
Fim do conteúdo da página