Página inicial > Ultimas Notícias > Cineclube Catavento leva atividades para estudantes do bairro Jurunas em Belém

Cineclube Catavento leva atividades para estudantes do bairro Jurunas em Belém

• Publicado: Segunda, 06 de Maio de 2019, 15h10

projeto catavento

O Cineclube Catavento, projeto de extensão do Curso de Cinema e Audiovisual da UFPA, em parceria com o Tribunal Regional do Trabalho da 8a Região, realizou atividades sobre a linguagem e a técnica audiovisuais na Escola Estadual Camilo Salgado, no bairro Jurunas, em Belém. A programação ocorreu no dia 4 deste mês.

Sob orientação da coordenadora do projeto, professora Angela Gomes, estudantes do curso de Cinema e Audiovisual da UFPA lideraram uma turma de 20 alunos da E.E. Camilo Salgado e de outras do bairro Jurunas. Como atividade, os participantes fizeram experimentações sobre a linguagem e a técnica audiovisuais e realizaram filmes usando o celular. Os filmes foram editados e finalizados pelos membros da equipe do projeto e exibidos na segunda parte da visita à escola, que ocorreu neste último sábado, com a sessão de cineclube, propriamente dita.

Nesta sessão do cineclube, foram exibidos os filmes de curta-metragem Peripatético e Número e Série, ambos da diretora paulistana Jessica Queiroz, além do curta A Saudade que Terei, da diretora catarinense Kátia Klock. Em seguida, houve a exibição dos quatro curtas realizados na oficina, seguida de bate-papo com os participantes.

Esta foi a segunda parte da visita do Projeto Cineclube Catavento à escola, como atividade integrante do Programa de Combate ao Trabalho Infantil e Estímulo à Aprendizagem, executado pelo TRT. A primeira ocorreu no dia 27 de abril, quando estudantes do Ensino Médio participaram de uma oficina de produção audiovisual.

Cineclube Catavento - O Cineclube Catavento (antigo Cineclube UFPA e TRT) é um projeto de extensão do curso de Bacharelado em Cinema e Audiovisual, da Universidade Federal do Pará, executado como parte das ações do Programa de Combate ao Trabalho Infantil e de Estímulo à Aprendizagem, do TRT, coordenado pela desembargadora Zuíla Dutra e pela juíza Vanilza Malcher.

A execução do projeto pela UFPA é feita pela equipe composta pela professora Angela Gomes, coordenadora, e por discentes do curso de Cinema e Audiovisual da UFPA, como Jenny Uchôa, Vanilson Fernandes, Giuseppe Gracio, Karla Armstrong, Ernesto Fernandes, Arthur Sousa, e as ex-discentes Bethânia Salgado e Suelen Nino.

Texto e fotos: Divulgação