Página inicial > Ultimas Notícias > Inscrições para seminário sobre paisagem e gênero da Faculdade de Turismo vão até 25 de maio

• Publicado: Segunda, 06 de Maio de 2019, 15h26

Paisagem e gênero

Seguem abertas, até o dia 25 de maio, as inscrições para o Seminário “Paisagem e gênero: estratégias identitárias e subjetivação de corpos”, que ocorre na Universidade Federal do Pará (UFPA), nos dias 29 e 30 de maio de 2019. O evento é uma organização da Faculdade de Turismo da UFPA, em conjunto com o Grupo de Pesquisa PaisagensHíbridas, da Escola de Belas Artes da Universidade Federal do Rio de Janeiro | GPPH-EBA/UFRJ.

De acordo com a professora Diana Alberto, o evento promoverá um debate amplo, democrático e construtivo sobre dois Eixos Temáticos: Do social ao cultural: representações da sexualidade e gênero na paisagem e Paisagem-gênero: subversão e a subjetivação de corpos na cidade. “Queremos propor diferentes perspectivas para se pensar a paisagem não somente os relacionados aos elementos fixos materializados no ambiente construído ou presentes na natureza mas também, em especial, às ações que se manifestam na paisagem a partir das relações socioculturais que inventam imbricados processos de produção de espaços, que, consequentemente, inventam lugares de  falas de distintos grupos sociais, considerando aqueles que, necessariamente, não se incluem nos discursos da heteronormatividade”, ressalta Diana Alberto.

Gênero sob a pespectiva do turismo – O seminário vai proporcionar uma oportunidade de diálogo sobre o que ocorre na cidade e no País, quando se pensa como a sociedade interpreta questões voltadas ao gênero. Os vínculos afetivos e as diferentes esferas simbólicas atuam sensivelmente no modo de vivenciar o lugar, na forma de deixar-se ser, ou não, seduzido pelo lugar ou por aqueles que nele vivem. O experienciar a paisagem potencializa múltiplos processos: o lazer, a “descoberta” de outros hábitos culturais e tudo aquilo que é possível se desvendar quando saímos de nosso cotidiano. Nessas paisagens, o turismo favorece o embaralhamento social entre diferentes camadas sociais, seja entre homens e mulheres, seja entre mulheres, seja entre homens, isto é, entre uma diversidade de corpos que ampliam a experiência em se conhecer novos lugares e ir ao encontro de modos de vida diferente”, explica a professora Diana Alberto.

Inscrições – As inscrições podem ser realizadas até o dia 25 de maio, com os valores de R$60,00 para pesquisadores e profissionais, R$30,00 para pós-graduandos e professores da Educação Básica, e R$15,00 para graduandos, e podem ser feitas também no site do evento, com pagamento pelo PagSeguro, até a mesma data.

Seminário Paisagem e Gênero: estratégias identitárias e subjetivação de corpos
Data: 29 e 30 de maio
Investimento: R$ 15,00 para graduandos; R$ 30,00 pós-graduandos e professores da educação básica; e R$ 60,00 para profissionais e pesquisadores.
Mais informações: site do evento.

Texto: Rafael Miyake – Assessoria de Comunicação da UFPA