Ir direto para menu de acessibilidade.

Seletor idioma

ptenes

Opções de acessibilidade

Página inicial > Ultimas Notícias > Café Philo debate Filosofia e o poder da literatura
Início do conteúdo da página

Café Philo debate Filosofia e o poder da literatura

  • Publicado: Terça, 07 de Maio de 2019, 15h59

Café Philo Literaturas

Neste sábado, 11 de maio, às 17h, será realizada mais uma edição do Café Philo.  Neste mês, o tema do projeto do Programa de Pós-Graduação em Filosofia (PPGFIL) é “O que pode a Literatura?”. O evento promove um diálogo interdisciplinar da Filosofia com áreas afins e terá como convidados Cláudia Grijó Vilarouca e Otávio Guimarães Tavares, professores da FaLEM/UFPA, que trabalham com literatura francesa e inglesa.

O projeto compreende a abordagem temática de indagações com as quais alunos, professores e comunidade se deparam todos os dias, sem atentar que estas podem ser pensadas por um viés multidisciplinar, que envolve, entre outros aspectos, o tratamento filosófico da questão.

Pluralidade de ideias - Segundo a professora Jovelina Ramos, coordenadora do Café Philo, tanto a Literatura quanto a Filosofia comportam em si a pluralidade de ideias. Ela explica que, partindo do sentido polissêmico da palavra literatura, pode-se atribuir que ela esteja associada, como a própria Filosofia, a um modo de representação do mundo por meio das palavras, utilizando-se da linguagem para expressar valores das mais variadas naturezas, sejam eles de natureza sociocultural, histórica ou estética.

“A polissemia e a alteridade marcam a identidade da literatura. A ambiguidade que sustenta a relação ficção-realidade, longe de marcar um limite entre o que é e o que não é de caráter literário, resulta em um ato discursivo que compreende a percepção do significado simbólico de um discurso literário, que envolve tanto um caráter semântico como estético”, ressalta.

O Café Philo incentiva o gosto pela literatura, possibilitando consolidar a formação cultural e intelectual do leitor, mostrando-lhe uma realidade distinta da que ele vivencia e, ao mesmo tempo, levando-o a repensar a sua própria realidade. O evento é aberto ao público. Não há inscrições prévias, basta chegar e assinar a lista de frequência.

Café Philo - O projeto já abordou diversas temáticas, como misoginia, feminismo, assédio; abordagens de natureza filosófica, como experiência estética, arte, filosofia, poesia, música, mentira, e ainda aspectos de natureza política, como justiça, liberdade, poder, sedução, traição e vingança. A proposta é levar a Filosofia para além do contexto tradicional em que ela se insere.

Serviço:
Café Philo - O que pode a literatura?
Data: 11 de maio de 2019
Local: Tv. Castelo Branco, 601. Em frente à subestação da Celpa (Castelo com a José Malcher)
Hora: 17h

Texto: Elizandra Ferreira – Assessoria de Comunicação da UFPA
Arte: Divulgação

registrado em:
Fim do conteúdo da página