Página inicial > Ultimas Notícias > Pró-reitora de Administração e Prefeitura Multicampi definem calendário de coleta de toners e cartuchos vazios

• Publicado: Quarta, 08 de Maio de 2019, 15h04

Logística Reversa banner portal

A Logística Reversa é um conjunto de ações que tem como finalidade viabilizar a coleta e a restituição de determinados resíduos para reaproveitamento em seu ciclo ou em outros ciclos produtivos, de acordo com a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), e a Universidade Federal do Pará (UFPA), como um grande consumidor, tem a responsabilidade de cumprir esta lei, promovendo o descarte correto de resíduos gerados.

Uma das ações do Plano de Gestão de Logística Sustentável (PLS) da UFPA refere-se à destinação ambientalmente adequada de toners e cartuchos vazios. Para coordenar a execução dessa ação, a Pró-reitora de Administração (Proad) e a Prefeitura Multicampi realizam uma parceria responsável pela definição do calendário anual de coleta desse material.

PLS e suas ações iniciais - Em 2018, a Proad, por meio da Diretoria de Compras e Serviços (DCS) e da Diretoria de Almoxarifado e Patrimônio (DAP), e a Prefeitura Multicampi, por meio da Coordenadoria de Meio Ambiente (CMA), elaboraram um plano piloto de Logística Reversa na UFPA, onde foram estipuladas regras que normatizaram os procedimentos de coleta de resíduos materias nos setores.

O principal objetivo da ação de Coleta de Toners e Cartuchos vazios nas unidades da UFPA é dar a destinação ambiental ideal ao maior número possível desse tipo de resíduo produzido por nossa Instituição. Até então, o processo de desmontagem dos toners e cartuchos, e o reaproveitamento dos seus componentes era feito somente por grandes fabricantes, por isso, hoje, a coleta é apenas de resíduos originais.

As coletas em 2018 ocorreram nos meses de maio e novembro, com um total de aproximadamente 200 toners recolhidos em 30 diferentes unidades. Após o procedimento de triagem de todo o material, ele foi encaminhado às empresas responsáveis.

Quanto a UFPA gasta com a compra de toners e cartuchos? - Durante o trabalho de coleta realizado em 2018, foi detectado que é grande a quantidade de material consumido na Universidade. Neste sentido, reduzir os custos de operação e ter uma atuação mais sustentável será imprescindível para a atual realidade financeira do setor público.

No que diz respeito aos toners e cartuchos utilizados na UFPA, é importante que os servidores responsáveis pela separação dos materiais se atentem ao fato de que só serão aceitos toners e cartuchos originais das marcas HP, Epson, Lexmark, Brother, Kyocera, Xerox e Samsung, e que será necessário agendar o recolhimento dentro do período estipulado.

Para a ação 1/2019, o agendamento para que a equipe de coleta vá até a unidade será realizado pelo SAGITTA da Proad- Diretoria de Compras e Serviços, no período de 10 a 19 de junho. Já a coleta dos materiais diretamente nas unidades ocorrerá no período de 24 a 28 de junho, e contará com a participação de voluntários.

O agendamento e coleta citados só se aplicam ao Campus Belém. Os campi do interior podem enviar esses materiais fora do prazo, desde que acompanhado de ofício que indique o nome da unidade, a quantidade de toners e cartuchos e a marca. Pode-se aproveitar as viagens do transporte que regularmente faz a entrega de equipamentos/materiais.

Para saber mais detalhes sobre o descarte de resíduos materiais na UFPA, leia o Manual da Logística Reversa de Toners e Cartuchos da UFPA 2019.

Texto: Divulgação Proad