Página inicial > Ultimas Notícias > Programa Andifes de Mobilidade Acadêmica oferta vagas em 38 instituições brasileiras

• Publicado: Quinta, 09 de Maio de 2019, 14h56

Mobilidade Andifes

Já pensou na possibilidade de estudar um semestre em outra Universidade? A Pró-Reitoria de Ensino de Graduação da Universidade Federal do Pará (Proeg/UFPA) lançou o edital de abertura das inscrições do Programa Andifes de Mobilidade Acadêmica. O programa, realizado de acordo com as normas de mobilidade da Associação Nacional de Dirigentes de Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes), permite a mobilidade de alunos da UFPA para outros 38 Institutos de Ensino Superior do Brasil, por um semestre.

Alunos interessados em participar do programa devem estar devidamente matriculados no período 2/2019 da UFPA, ter concluído, no mínimo, 20% da carga horária de integralização do curso de origem, e ter no máximo duas reprovações acumuladas nos dois períodos letivos anteriores à mobilidade.

Inscrições – Cabe ao discente escolher para qual das Instituições Federais de Ensino Superior (IFES) será feita a mobilidade, lembrando que a inscrição no programa não assegura uma transferência para outra Universidade.

Para a inscrição, os seguintes documentos devem ser entregues à Diretoria de Mobilidade e Gestão de Programas da PROEG, até às 18h do dia 16 de maio: Carta de Apresentação do Aluno; Histórico Escolar original atualizado, carimbado e assinado pela direção da Faculdade ou subunidade; Comprovante de matrícula de 2019/2; Cópia do RG, CPF e comprovante de residência, e Ementas e conteúdos programáticos dos componentes curriculares que deseja cursar na instituição.

Juntamente com os documentos, o discente deve preencher e encaminhar o Plano de Estudos do Programa e o Termo de Compromisso, que devem ser assinados pela direção da  Faculdade, onde está matriculado, e encaminhados para a Diretoria de Mobilidade, que as enviará à IFES desejada pelo estudante, juntamente com o restante da documentação obrigatória.

Todas as despesas referentes à mobilidade são de responsabilidade do discente. Mais informações podem ser encontradas no edital.

De outras IFES para a UFPA – Alunos de outros Institutos também podem vir à UFPA estudar, porém o regulamento para as inscrições deve ser consultado no site da IFES de origem do interessado. Com o conhecimento de todas as regras dispostas nos respectivos editais, os documentos solicitados devem ser enviados, via Correios, para a Diretoria de Mobilidade e Gestão de Programas da Proeg/UFPA, até o dia 31 de maio.

Vale lembrar que o estudante de outra IFES, durante o período de Mobilidade, deve obedecer às Normas Acadêmicas presentes no Regulamento do Ensino de Graduação da UFPA. A UFPA não irá conceder subsídios como bolsa, custeio de viagem, estada ou seguro ao discente. Mais informações no edital.

Programa Andifes de Mobilidade Acadêmica
Prazos para entrega de documentação: até as 18h do dia 16 de maio para alunos da UFPA. Até 31 de maio para alunos de outras IFES.
Local de inscrição: Diretoria de Mobilidade e Gestão de Programas da Proeg
Editais: Estudantes da UFPA; Estudantes externos