Página inicial > Ultimas Notícias > Propesp divulga vencedor da 5ª edição do Prêmio Professor Benedito Nunes

Propesp divulga vencedor da 5ª edição do Prêmio Professor Benedito Nunes

• Publicado: Sexta, 10 de Maio de 2019, 14h15

09.05.2019 Divulgação do Resultado do Prêmio Benedito Nunes Foto Lucas Brito

A Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (Propesp) divulgou o vencedor da 5ª edição do Prêmio Professor Benedito Nunes, distinção que contempla as melhores teses de doutorado defendidas em programas de pós-graduação dos Institutos de Ciências da Arte (ICA), de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH) e de Letras e Comunicação (ILC) da UFPA e concede ao vencedor o valor de cinco mil reais e a publicação da tese pela editora da UFPA. A cerimônia para a entrega do prêmio está prevista para a segunda quinzena de maio.

O resultado foi anunciado na tarde desta quinta-feira, 9 de maio de 2019, em um encontro do reitor da UFPA, Emmanuel Tourinho, da pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação, professora Iracilda Sampaio, e da diretora de Pesquisa da Propesp, professora Germana Sales, com a comissão julgadora formada para a avaliação das teses concorrentes. Ao todo, três trabalhos foram avaliados pela comissão, formada pelos professores Jane Felipe Beltrão (presidente), Rafael Chambouleyron, Benedita Martins e Silva e Valéria Augusti.

Vencedor - A tese premiada desta edição de 2018 tem como título Arte Pará: uma interpretação antropológica e visual, de autoria do professor John Fletcher, docente do Instituto de Ciências da Arte, da UFPA, e teve a orientação do professor Ernani Pinheiro Chaves, com coorientação do professor Agenor Sarraf Pacheco.

A tese premiada realizou uma abordagem histórica e antropológica interpretativista de trinta e quatro edições do Salão Arte Pará (1982-2015). A comissão julgadora considerou que o autor “atinge, com propriedade e excelência, o objetivo proposto, resultando em contribuição relevante para compreender o surgimento e as transformações ocorridas com o evento cultural em questão, ao longo do tempo”.

O reitor da UFPA, professor Emmanuel Zagury Tourinho, deu a boa notícia ao professor premiado, parabenizando-o em nome da Instituição.

Prêmio Benedito Nunes 2018 - O Prêmio Benedito Nunes é bianual e contempla as áreas do conhecimento com as quais a produção intelectual do filósofo dialoga: Arte, Literatura, Comunicação, Filosofia e Ciências Humanas.

O julgamento ocorreu em duas etapas: a primeira, nos próprios institutos, quando comissões locais escolheram, em cada um, a melhor tese. Já a segunda etapa consistiu no julgamento das três melhores teses selecionadas pelos membros do júri final, constituído pelos pesquisadores mencionados e vinculados aos três institutos.

Texto: Divulgação Propesp
Foto: Lucas Brito