Ir direto para menu de acessibilidade.

Seletor idioma

ptenes

Opções de acessibilidade

Página inicial > Ultimas Notícias > Proplan lança repositório que reúne os Planos de Desenvolvimento das Unidades da UFPA
Início do conteúdo da página

Proplan lança repositório que reúne os Planos de Desenvolvimento das Unidades da UFPA

  • Publicado: Segunda, 13 de Maio de 2019, 15h59

PDU4

A Pró-Reitoria de Planejamento e Desenvolvimento Institucional (Proplan) agora disponibiliza, em sua página, uma ferramenta que vai contribuir com a promoção da política de planejamento e desenvolvimento institucional, de modo inovador e sustentável: o Repositório de PDUs. A criação do novo repositório respeita os  princípios da “visão sistêmica e estratégica” e “transparência” propostos pela UFPA.

O Repositório de PDUs, que atualmente conta com 47 Planos de Desenvolvimento da Unidade (PDU), é a primeira entre as várias ferramentas previstas para começar a ser usadas este ano, com vistas a subsidiar a gestão universitária e auxiliar as Unidades na tomada de decisão.

“Por meio desse repositório, espera-se que o compartilhamento de informações e a transparência sobre as ações planejadas pelas Unidades para a consecução dos objetivos institucionais traduzam-se em medidas que elevem a qualidade das atividades de ensino, pesquisa e extensão, em consonância com o Plano Estratégico da UFPA”, ressalta Fagner Silva, coordenador de Modernização Administrativa.

Norte para as ações das Unidades – O PDU é o principal meio que uma Unidade Acadêmica ou Administrativa dispõe para planejar seu futuro. Essa ferramenta estimula as unidades a refletirem sobre o seu papel no cumprimento da missão institucional da UFPA, desdobrando a estratégia manifesta no PDI da Instituição em planos táticos. Apresenta o perfil institucional e a história da Unidade, o desenvolvimento de sua infraestrutura e, principalmente, as diretrizes que vão nortear as ações da Unidade.

A disponibilidade do conjunto dos PDUs das Unidades da UFPA é um avanço, pois, além de promover a transparência, contribui para que qualquer parte interessada conheça a estrutura, os planos futuros e o modelo de gestão implementado pelas Unidades acadêmicas e administrativas, além de propiciar fonte de referências para aquelas que ainda não possuem seus planos elaborados, fator esse que é considerado primordial para o devido alinhamento que cada Unidade deve buscar e demonstrar com o atual Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) da UFPA.

O repositório pode ser acessado aqui ou diretamente no site da Proplan, no menu documentos da Diretoria de Planejamento.

Texto: Divulgação Proplan

registrado em:
Fim do conteúdo da página