Página inicial > Ultimas Notícias > MUFPA inicia programação da 17ª Semana Nacional de Museus

MUFPA inicia programação da 17ª Semana Nacional de Museus

• Publicado: Terça, 14 de Maio de 2019, 15h43

Capa Facebook Institucional

Organizada pelo Instituto Brasileiro de Museus, ligado ao Conselho Internacional de Museus e ao Ministério da Cidadania, a 17ª Semana Nacional de Museus teve início na segunda-feira, 13 de maio, e segue até o dia 19. Em Belém, o Museu da UFPA integra o evento, com uma programação diversa, organizada pela coordenadora de Eventos do MUFPA, Nilma Brasil. As atividades são gratuitas e abertas ao público.

O MUFPA tem como missão "Conservar, manter e difundir os acervos de Arte da UFPA, fazendo deles instrumentos de pesquisa e divulgação da Cultura Regional". Neste sentido, a realização anual e a participação na Semana Nacional de Museus divulgam e projetam o Museu da UFPA para um público diverso.

Neste ano, o tema para reflexão e comemoração do Dia Internacional de Museus (18 de maio) é “Museus como Núcleos Culturais: O Futuro das Tradições”. O tema foi escolhido dada a missão do Museu Universitário, de dialogar com as experiências referentes ao Sistema da Arte no Pará, voltado para a Arte Contemporânea. A programação terá a presença de Jorge Alex Athias, colecionador de arte; Nina Matos, curadora e artista visual; Makiko Akai, produtora cultural e galerista.

Programação – De segunda a sexta, das 10h às 17h, e sábado e domingo, das 10h às 14h, o Museu mantém aberta a exposição “Experiência Vertigem”, de Orlando Maneschy.

Do dia 14 a 19 de maio, será realizada a oficina “Desenho e Aquarela com Marina Pantoja”, das 10h às 13h, na galeria do Museu.

No dia 15 de maio, das 9h às 12h, na biblioteca do museu, ocorre a mesa-redonda “Paisagens de Memória, Arquivos nas Artes e Poéticas do Processo”, com Bene Martins, Wlad Lima e Madalena Felino.

Por fim, no dia 16 de maio, na biblioteca do Museu, das 9h às 12h, será realizada a exposição da artista-pesquisadora Madalena Filinto, “Catálago-Paisagens da Memória: Trajetórias de um Olhar”, com fotografias do arquivo de Geraldo Ramos, Prêmio Banco da Amazônia de Artes Visuais/2019.

Texto: Elizandra Ferreira – Assessoria de Comunicação da UFPA