As nuances do bairro Umarizal na programação do próximo "Roteiros Geo-Turísticos"
No próximo dia 18 de maio, será realizada mais uma edição do tradicional Projeto Roteiros Geo-Turísticos, dessa vez no bairro Umarizal. O projeto é uma ação do Grupo de Pesquisa de Geografia e Turismo (GGEOTUR) da Faculdade de Geografia e Cartografia e do Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal do Pará (UFPA), que visa valorizar a memória socioespacial e patrimonial, material e imaterial da capital paraense, por meio de roteiros turísticos temáticos. As inscrições para esta edição podem ser feitas aqui.
O roteiro pelo bairro Umarizal ocorre desde dezembro de 2017, com outros 9 roteiros, em Belém e no interior do Estado. “O projeto já possui um amplo reconhecimento pela população local. É uma divulgação de boca a boca das pessoas que já participaram, que vai se multiplicando ao longo dos anos”, ressalta a coordenadora do projeto, Maria Goretti, ao lembrar que a última edição, realizada no dia 4 de maio, chegou a mais de 130 participantes.
Segundo a professora, ainda para este ano, está sendo programado um novo percurso para o Roteiros Geo-Turísticos, que irá do Polo Joalheiro até a Praça da Bandeira, em Belém.
Percurso – O projeto partirá às 8h30, da Praça Brasil, em frente ao Monumento do Índio, e seguirá o trajeto: Praça Brasil; Escola de Teatro e Dança da UFPA (ETDUFPA); esquina da D. Romualdo de Seixas com Bernal do Couto; Mercado e Feira de Santa Luzia; Faculdade de Medicina; Santa Casa de Misericórdia; esquina da Generalíssimo com Oliveira Belo; esquina da Generalíssimo com Diogo Moia; prédio da Apae; esquina da Domingos Marreiros; Hospital Beneficente Portuguesa e Museu da UFPA.
Projeto – O Projeto Roteiros Geo-Turísticos foi criado em 2011 e premiado nacionalmente pelo IPHAN, na 29º edição do Prêmio Rodrigo Melo Franco de Andrade, na categoria Projetos de Iniciativas de Excelência em Promoção e Gestão Compartilhada do Patrimônio Cultural, envolvendo todos os campos da preservação oriundos do setor público, do setor privado e das comunidades. Os Roteiros são caminhadas ao ar livre, orientadas por educadores e educandos, no intuito de valorizar a memória, os costumes, as artes e os espaços urbanos como patrimônio histórico-cultural paraense.
Serviço:
Roteiro Geo-Turístico pelo Bairro Umarizal
Local: Praça Brasil
Data: 18 de maio
Hora: às 8h30
Inscrições: Formulário
Texto: Rafael Miyake – Assessoria de Comunicação da UFPA
Arte: Divulgação
Redes Sociais