Página inicial > Ultimas Notícias > UFPA participa da XIV Feira da Indústria do Pará

UFPA participa da XIV Feira da Indústria do Pará

• Publicado: Terça, 14 de Maio de 2019, 15h24

XIII FIPA

De 15 a 18 de maio, a Universidade Federal do Pará participa de mais uma edição da Feira da Indústria do Pará. Com o tema Indústria 4.0, a XIV FIPA tem o objetivo de possibilitar a empresários, formadores de opinião e público em geral um contato com o conceito da quarta fase da Revolução Industrial e suas principais inovações tecnológicas nos campos da automação, do controle e da tecnologia da informação, aplicados aos processos de manufatura.

A Universitec, como Núcleo de Inovação Tecnológica da UFPA, compõe o estande da Universidade em duas frentes: com a Assessoria de Inovação e Propriedade Intelectual, setor responsável pelos processos de transferência de tecnologia, e com a Incubadora de Empresas, responsável por atender às demandas locais por serviços especializados na criação e no posicionamento de empresas de base tecnológica no mercado.

Durante a feira, startups apoiadas pela Universitec apresentarão seus produtos e serviços aos participantes. Serão apresentadas também tecnologias desenvolvidas na Universidade que estão protegidas por meio de depósito de pedido de patente e que buscam empresas e instituições interessadas em licenciá-las. O objetivo é fazer com que as empresas interessadas no licenciamento possam explorar comercialmente a tecnologia e, consequentemente, disponibilizá-la à sociedade em forma de processos, produtos ou serviços.

A Feira – O evento é realizado pelo Sistema Federação das Indústrias do Estado do Pará (FIEPA), com correalização do Serviço de Apoio às Pequenas e Médias Empresas do Pará (Sebrae Pará), parceria da Confederação Nacional da Indústria (CNI) e apoio cultural do Governo do Estado, por meio da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico, Mineração e Energia (SEDEME).

Realizada há 28 anos, a FIPA já faz parte do calendário oficial de eventos do estado, e reunirá cerca de 70 expositores ligados à indústria paraense no Hangar Centro de Convenções e Feiras da Amazônia e, a cada edição bianual, apresenta uma programação diversificada com novidades, serviços e capacitações voltados para a indústria.

O evento é o espaço ideal para empresas lançarem produtos, aprimorarem conhecimentos, estabelecerem contatos e parcerias e tem um papel importante no aprimoramento da indústria que precisa estar sempre preparada para os avanços e as inovações essenciais para o seu desenvolvimento.

Além de um espaço de exposição, a XIV Feira da Indústria do Pará (FIPA) também priorizará, nos dias 16 e 17, uma programação técnica com diversas atividades e capacitações voltadas para o aprimoramento tanto de trabalhadores da indústria, quanto de outros setores da economia. Cursos, workshops, palestras, cases e rodadas de negócios são algumas das atividades confirmadas.

Inscrições – As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pela plataforma Sympla. Os inscritos devem levar, no dia do evento, um quilo de alimento não perecível. A doação faz parte da campanha Servathon, maratona mundial de voluntariado realizada anualmente pela Stop Hunger, instituição criada por colaboração da Sodexo, com o objetivo de promover o combate à fome e à má nutrição.

Este ano, no Pará, a campanha será em parceria com o Conselho de Responsabilidade Social da FIEPA. Os alimentos obtidos serão destinados a entidades filantrópicas atendidas pelo CORES no Estado.

Apenas a programação técnica do evento será gratuita. Para acessar o Pavilhão de Feiras e Exposições, será necessário realizar a compra de ingressos na bilheteria do evento, no Hangar. A compra do ingresso dará direito à participação no sorteio de um carro durante o evento.

Texto: Divulgação com adaptações por Orlando Haber (ASCOM/Universitec)