Página inicial > Ultimas Notícias > Faculdade de Ciências Econômicas promove a 6ª Semana Nacional de Educação Financeira

• Publicado: Quinta, 16 de Maio de 2019, 15h51

Semana Educação Financeira

Na próxima semana, entre os dias 20 e 26 de maio, será realizada a 6ª Semana Nacional de Educação Financeira. Organizado em Belém pelo Grupo de Educação Financeira da Amazônia (GEFAM), do Programa de Extensão em Educação Financeira da Faculdade de Ciências Econômicas da Universidade Federal do Pará (Facecon/UFPA), o evento visa divulgar a educação financeira e informar sobre o assunto, levando em consideração que o Pará tem o pior índice educacional nessa modalidade.

“A educação financeira tem uma proposta de educar para termos um melhor domínio sobre nossas finanças. Ajuda a esclarecer para um consumo sustentável e também possibilita as pessoas a pensarem no futuro, em um complemento, por exemplo, da previdência social”, explica o professor da Facecon, Alexandre Damasceno.

Segundo o professor, as pessoas que têm esse tipo de aprendizado sofrem um impacto menor em cenários de crise, pois geralmente se antecedem, preparam um fundo de reserva monetário, e sabem consumir apenas o necessário e utilizar melhor o dinheiro.

“Um dos principais papéis da Universidade é levar conhecimento e sua produção científica para a sociedade. Então dar essa possibilidade das pessoas que não têm acesso a este tipo de conhecimento, que é a educação financeira formalizada, ajuda, mesmo que minimamente, a população paraense a melhorar suas finanças, que terá como consequência uma melhor qualidade de vida”, completa o professor.

As inscrições para as palestras do evento são gratuitas e realizadas separadamente e podem ser feitas até o dia 20, aqui.

Programação – Na segunda-feira, 20, o evento será no auditório do Instituto de Ciências Jurídicas (ICJ) da UFPA, em que serão realizados a abertura oficial do evento, às 9h, e as apresentações do Relatório de Cidadania Financeira 2018 e do Comitê Paraense de Educação Financeira, às 9h30, e o painel Direitos do Consumidor, às 14h.

Nos dias seguintes, o evento será no auditório do Banco Central do Brasil (BCB), na avenida Boulevard Castilhos França. Nele, na quarta-feira, 22, às 9h, será ministrada a palestra Gestão de Finanças Pessoais. Já na sexta-feira, 24, às 14h, ocorrerá o seminário Finanças e Investimentos, Coaching de Finanças Pessoais e Empreendedorismo.

6ª Semana Nacional de Educação Financeira
Data: 20 a 26 de maio
Local: Auditório do ICJ (Campus Profissional da UFPA); Auditório do BCB (Av. Boulevard Castilhos França)
Inscrições: Formulário