Página inicial > Ultimas Notícias > Cerimônia na UFPA homenageia ex-reitor Carlos Maneschy

Cerimônia na UFPA homenageia ex-reitor Carlos Maneschy

• Publicado: Terça, 21 de Maio de 2019, 15h23

CAPA 14.05.2019 Inauguração Foto Maneschi Foto Alexandre de Moraes site6

A Galeria de Reitores da Universidade Federal do Pará, criada para homenagear ex-dirigentes da Instituição, recebeu o 12º nome em sua composição de fotografias. Carlos Edilson de Almeida Maneschy foi recebido em uma solenidade de instalação de sua foto no mural, marcando sua trajetória como reitor da UFPA e deixando na memória do espaço acadêmico a sua contribuição para o crescimento institucional.

373X212 14.05.2019 Inauguração Foto Maneschi Foto Alexandre de Moraes site7A cerimônia ocorreu no dia 14 de maio, na Sala de Reuniões da Secretaria Geral da Reitoria, local em que está instalada a Galeria. O evento reuniu dirigentes da Administração Superior, professores, servidores e alunos da UFPA, bem como familiares e amigos do professor Carlos Maneschy.

O reitor da UFPA, Emmanuel Tourinho, definiu o momento como um encontro para homenagear e celebrar uma pessoa muito importante para cada membro da Instituição. Ele destacou os avanços alcançados na gestão de Carlos Maneschy, como a consolidação do projeto multicampi, que resultou, mais tarde, na implantação de novas universidades, e uma maior valorização do servidor público. Também citou os avanços na graduação e na pós-graduação, colocando a UFPA no mapa das melhores universidades brasileiras na área de pesquisa e pós-graduação.

373X212 14.05.2019 Assinatura Convênio Foto Alexandre de Moraes site2“Esta homenagem que nós prestamos hoje é ao gestor e à pessoa Carlos Maneschy. É muito significativo que este plenário esteja ocupado por pessoas de vários campi da Universidade. Nós pudemos testemunhar muitas das suas qualidades e algumas merecem ser lembradas aqui. Não foi apenas bom gestor, mas sempre teve, com cada um de nós, uma relação de enorme respeito e carinho”, afirmou o reitor.

Ao discursar, Maneschy relembrou várias passagens de sua vida acadêmica, tanto como professor quanto como reitor da Instituição. Emocionado, agradeceu a homenagem e falou da representatividade da cerimônia.

373X212 14.05.2019 Inauguração Foto Maneschi Foto Alexandre de Moraes site5“O primeiro significado seria de imortalidade, de inserção verdadeira da minha história na Universidade. O segundo, e talvez mais importante, é que este momento simboliza, muito mais que um retrato na parede, uma história de vida que eu construí e da qual me orgulho muito, cheia de desafios, de tristezas, de choros, de risos, uma história de vida que mistura tantas emoções e tanta riqueza de imagens. No fundo, isto aqui, além da fotografia, é a lembrança de vários cenários, de vários azulejos que acabam compondo o mosaico que tem sido a minha trajetória de vida”.

Durante o seu pronunciamento, Carlos Maneschy ressaltou a importância da família, dos amigos e da dedicação à UFPA, inclusive da parceria e da contribuição acadêmica e institucional da sua equipe de gestão na Universidade, em especial ao amigo e companheiro de trabalho, professor Horacio Schneider, vice-reitor na gestão de Maneschy. “Horacio nos deixou a luz dos ensinamentos e das lições que, certamente, todos nós aprendemos. É dele e para ele que eu gostaria de reservar este momento”.

373X212 14.05.2019 Inauguração Foto Maneschi Foto Alexandre de Moraes siteA história de Carlos Maneschy na Universidade Federal do Pará iniciou-se com a graduação em Engenharia Mecânica, em 1977. Em 1981, concluiu o mestrado pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro e o doutorado na University of Pittsburgh, 1986, ambos em Engenharia Mecânica. Professor titular da UFPA, em julho de 2009 foi eleito reitor da UFPA, com mandato até julho de 2013. Antes disso, foi reeleito e permaneceu à frente da Instituição até 2016. Em agosto de 2012, foi eleito presidente da Associação Nacional de Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes).

Atualmente, Carlos Maneschy é secretário de Estado de Ciência, Tecnologia e Educação Técnica e Tecnológica (Sectet) e diretor-presidente da Fundação Amazônia de Amparo a Estudos e Pesquisas (Fapespa).

Texto: Ericka Pinto – Assessoria de Comunicação da UFPA
Fotos: Alexandre de Moraes