Página inicial > Ultimas Notícias > Evento apresenta recentes trabalhos desenvolvidos por pesquisadores das Engenharias

• Publicado: Quinta, 23 de Maio de 2019, 15h10

IoT2019

Nos dias 3 e 4 de junho de 2019, A Universidade Federal do Pará irá realizar, no Instituto de Tecnologia da Universidade Federal do Pará (ITEC/UFPA), o primeiro Workshop IoT for SHM. O evento visa apresentar recentes trabalhos que têm sido desenvolvidos pelos grupos de pesquisadores das áreas de Engenharias Civil, Elétrica e de Computação da UFPA, bem como mostrar a visão dos diferentes tipos de metodologias utilizadas para identificar, detectar e caracterizar a degradação e os danos dos vários tipos de estruturas de engenharia. As inscrições podem ser feitas aqui.

O evento tem organização do Laboratório de Eletromagnetismo Aplicado (LEA), do Grupo de Instrumentação e Computação Aplicada à Engenharia (NICAE), do Laboratório de Planejamento de Redes de Alto Desempenho (LPRAD), da Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologia (ULHT), do Ramo Estudantil IEEE UFPA Belém e do Capítulo Profissional IEEE Amazon (PES/MTTS/SPS/ComSoc/CS).

Programação - O evento se inicia com um minicurso de “Instrumentação de Estruturas”. No dia 3, a partir das 14h, serão apresentadas a palestra “Monitoramento de vibrações em estruturas” e “Um estudo de caso de edifícios em Belém”. Às 16h20, haverá a palestra “Aplicações de sensores ópticos em SHM”.

As atividades do segundo dia, 4 de junho, começam com o minicurso “Algoritmos Inteligentes aplicados em SHM”, às 8h, que será seguida pelas palestras “Drones: aprendizado profundo para detecção de anomalias no âmbito de SHM” e “Visão computacional aplicada em SHM”. No final da tarde, às 16h20, ocorrerá a última palestra do evento: Análise experimental e numérica de pontes ferroviárias e grandes barragens de concreto.

Inscrições - Com vagas limitadas, as inscrições devem ser feitas pelo preenchimento do formulário on-line. Para a confirmação da vaga, o participante deve entregar 2kg de alimento não perecível ou roupas em bom estado, até o dia 27 de maio de 2019, no Laboratório de Eletromagnetismo Aplicado (LEA), localizado na UFPA - Campus Profissional.

IoT - O paradigma da Internet das Coisas (IoT) estende a capacidade de conectividade ao objeto da vida cotidiana por meio da internet. A disponibilidade de bilhões de dispositivos conectados se espalha, permitindo novos serviços digitais baseado em dados.

Nos últimos anos, um novo campo de aplicação da IoT foi aberto: o de Monitoramento da Saúde Estrutural (SHM - Structural Health Monitoring). Tais sistemas são dedicados principalmente ao monitoramento, por exemplo, de múltiplas partes de uma estrutura civil/industrial, reduzindo os riscos para as pessoas em razão do súbito colapso.

UFPA irá realizar o 1º Workshop IoT for SHM.
Data: Nos dias 3 e 4 de junho.
Local: Laboratório de Engenharia Civil (LEC/ ITEC).
Inscrições: Pelo preenchimento do formulário on-line. A confirmação da vaga deve ser com a entrega 2kg de alimento não perecível ou roupas em bom estado, até o dia 27 de maio de 2019.
Para mais informações entre em contato com o e-mail oficial do evento.

Texto: Gilberto Moura – Assessoria de Comunicação da UFPA