Página inicial > Ultimas Notícias > Propesp apoia realização do VI Encontro Nacional do GT Psicanálise, Política e Clínica

• Publicado: Quinta, 23 de Maio de 2019, 15h01

Jornada Psicanálise

O VI Encontro Nacional do GT Psicanálise, Política e Clínica será realizado em Belém, nos dias 6 e 7 de junho, no auditório do Ministério Público do Estado do Pará. A reunião será marcada pela promoção da Jornada de Psicanálise, Políticas Públicas e Direitos Fundamentais para a Saúde Mental. A programação tem o apoio da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-graduação da UFPA (Propesp) e do Ministério Público do Estado do Pará.

O evento “visa promover uma articulação concreta da universidade com os problemas reais que acompanham a construção de redes de cuidados voltados à saúde mental, socioassistencial e jurídica, por meio da discussão de casos construídos pelos profissionais da rede, com vistas ao aprimoramento da teoria, da reflexão acerca da Psicanálise nas políticas públicas e a contribuição direta com a rede pública”, explica a coordenadora do GT, professora Roseane Nicolau.

Programação – A Jornada de Psicanálise, Políticas Públicas e Direitos Fundamentais para Saúde Mental será desenvolvida em dois dias, por meio da exposição de sete casos clínicos seguidos de debates. Trabalhadores da área da saúde que atuam em Centro de Atenção Psicossocial (CAPS), Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), Serviços de Acolhimento Infantojuvenil e em Saúde Prisional (Sespa) participam do evento, com os membros que integram o GT, oriundos de Instituições de Ensino Superior e de Centros Universitários de diversos Estados do País.

Pesquisadores das Universidades Federais do Rio de Janeiro (UFRJ/UERJ), do Rio Grande do Sul (UFRGS), de Minas Gerais (UFMG), da Paraíba (UFPB) e de Fortaleza também estão confirmados no encontro.

“O evento também é destinado a estudantes de graduação, pois acreditamos que fazendo falar e formalizando o saber-fazer que se afirma nessa interlocução estamos contribuindo efetivamente para a formação de colegas comprometidos com a realidade social e para a formação de trabalhadores implicados com o campo das políticas públicas e dos direitos humanos, em especial no campo da saúde mental”, ressalta Roseane Nicolau.

Abertura – A mesa de abertura, no dia 6 de junho, ocorre às 8h30, com a presença das pesquisadoras Maria Lívia Moretto, docente da USP, da professora Roseane Nicolau, do coordenador do PPGP, professor Paulo de Tarso, e dos promotores Rodier Barata Ataíde e Adriana Simões Colares (Ministério Público). Em seguida, iniciam-se as apresentações dos CAPS Renascer; Centro de Atenção Psicossocial – CAPS AD; Saúde Prisional (Sespa); Centro de Referência de Assistência Social (CRAS); Atenção à Saúde da Criança; Centro de Atenção Psicossocial Infantojuvenil (CAPSi) e do Serviço de Acolhimento Infantil.

Sobre o Grupo de Trabalho - O “GT Psicanálise, Política e Clínica” é um dos Grupos de Trabalho da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Psicologia (ANPEPP), coordenado pela professora Roseane Freitas Nicolau, docente da faculdade e do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da UFPA.

VI Encontro Nacional do GT Psicanálise, Política e Clínica
Data: 6 e 7 de junho
Local: Auditório do Ministério Público do Estado do Pará (Rua João Diogo, N°100 - Cidade Velha)
Inscrições gratuitas no site do evento.

Texto e arte : Divulgação