Página inicial > Ultimas Notícias > Complexo Hospitalar e NAT/JUS promovem oficina sobre avaliações econômicas de tecnologias em saúde

• Publicado: Sábado, 25 de Maio de 2019, 16h30

Tecnologia de saúde

Nos dias 30 e 31 de maio, o Núcleo de Avaliação de Tecnologias em Saúde (NATS) do Complexo Hospitalar da Universidade Federal do Pará (UFPA) realiza a oficina "Avaliações Econômicas de Tecnologias em Saúde", promovida em parceria com o Núcleo de Apoio Técnico do Poder Judiciário do Pará (NAT/JUS/PA). O treinamento é voltado para gestores de instituições hospitalares e profissionais de saúde ligados a grupos de avaliação de tecnologias e/ou interessados no tema. A programação ocorre no auditório da Escola Judicial do Poder Judiciário do Estado do Pará (Trav. Quintino Bocaiúva, 1404), e as inscrições são gratuitas até o dia do evento, efetivadas pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

"O objetivo será integrar as diversas instituições de saúde do Estado do Pará em uma agenda comum sobre a avaliação de tecnologias em saúde em seus mais variados aspectos", afirma o fisioterapeuta Saul Rassy Carneiro, membro da Coordenação do NATS do Complexo. Ele salienta, ainda, que o treinamento tem o intuito de orientar os gestores dessas instituições na otimização dos recursos disponibilizados para a área da saúde, beneficiando, principalmente, os usuários do SUS, que poderão dispor das melhores opções assistenciais de promoção da saúde, da prevenção de doenças e dos meios diagnósticos e terapêuticos.

A programação será composta de palestras, das apresentações de estudos de tecnologias em saúde e dos conceitos relacionados com o tema, bem como da discussão a respeito das metodologias de avaliação.  O evento contará com presenças de: Evelinda Marramon Trindade, coordenadora da Rede de Avaliação de Tecnologia de Saúde da Rede Paulista de Coordenação de Ciência, Tecnologia e Inovação do Departamento de Saúde do Estado de São Paulo (REPATS / SES-SP); Homero Lamarão Neto, coordenador do Comitê Interinstitucional de Resolução Administrativa de Demandas de Saúde (Cirads), no âmbito do Tribunal de Justiça do Pará (TJPA)/ Observatório da Saúde do Poder Judiciário; Paulo Amorim, médico e sociólogo, superintendente do Complexo Hospitalar da Universidade Federal do Pará (UFPA), além da Coordenação do NATS do Complexo e do NAT/JUS.

Conceito – De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), as tecnologias em saúde consistem na aplicação de "conhecimentos e habilidades organizados na forma de dispositivos, medicamentos, vacinas, procedimentos e sistemas desenvolvidos para resolver um problema de saúde e melhorar a qualidade de vida". A OMS classifica as avaliações de tecnologias de saúde como os "estudos de avaliação sistemática das propriedades, efeitos e/ou impactos das tecnologias em saúde", para que os recursos possam ser administrados na aquisição de tecnologias com o melhor custo-benefício.

REBRATS - O NATS do Complexo Hospitalar da UFPA é o único núcleo de avaliação de tecnologias em saúde de um hospital público a ser membro da Rede Brasileira de Tecnologias em Saúde (REBRATS), que foi criada em 2011, com o objetivo de disseminar e validar estudos sobre o tema, padronizar metodologias, capacitar profissionais e estabelecer mecanismos para monitoramento de tecnologias novas e emergentes. Sendo a missão dos hospitais universitários levar ensino e assistência de melhor qualidade, a oficina vem "com o intuito de disseminar a cultura da avaliação e contextualização das tecnologias em saúde no Pará", comenta Saul Carneiro.

Sobre a Ebserh - Vinculada ao Ministério da Educação, a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) atua na gestão de hospitais universitários federais. O objetivo é, em parceria com as universidades, aperfeiçoar os serviços de atendimento à população, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS), e promover o ensino e a pesquisa nas unidades filiadas.

A empresa, criada em dezembro de 2011, administra atualmente 40 hospitais e é responsável pela gestão do Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais (Rehuf), que contempla ações em todas as unidades existentes no País, incluindo as não filiadas à Ebserh. O Complexo Hospitalar da UFPA integra a Rede Ebserh desde outubro de 2015.

Oficina de Avaliações Econômicas de Tecnologias em Saúde, organizada pelo NATS/CH-UFPA, em parceria com o NAT-JUS
Dias 30 e 31 de maio, no auditório da Escola Judicial do Poder Judiciário do Estado do Pará (trav. Quintino Bocaiúva, 1404).
Acesse a programação completa clicando aqui.

Texto: Paola Caracciolo – Ascom do Complexo Hospitalar da UFPA/Ebserh
Arte: Reprodução\Google