Ir direto para menu de acessibilidade.

Seletor idioma

ptenes

Opções de acessibilidade

Página inicial > Ultimas Notícias > Hospital Barros Barreto participa da campanha alusiva ao Dia Mundial Sem Tabaco
Início do conteúdo da página

Hospital Barros Barreto participa da campanha alusiva ao Dia Mundial Sem Tabaco

  • Publicado: Terça, 28 de Maio de 2019, 15h34

DiaMundialSemTabaco

Com o objetivo de alertar contra os danos causados pelo cigarro, no dia 31 de maio, será realizado o Dia Mundial Sem Tabaco. Em alusão à data, o Hospital Universitário João de Barros Barreto (HUJBB) levará os pacientes do Ambulatório de Reabilitação Pulmonar do Hospital para fazer um passeio pelo Ver-o-Peso, onde eles participarão de atividades culturais e de lazer ao ar livre. A atividade ocorrerá nesta sexta-feira, das 8h às 12h, como parte do tratamento para Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC), que tem 90% dos casos causados pelo tabagismo. 

 "A maior parte dos pacientes com enfermidades causadas pelo fumo tem como principal característica o cansaço, por isso realizamos o passeio ao ar livre como um estímulo para que eles saiam de casa", explica o fisioterapeuta Saul Rassy Carneiro, chefe da Unidade de Reabilitação Pulmonar do HUJBB. Há cinco anos, o ambulatório realiza ações alusivas ao Dia Mundial Sem Tabaco, focando principalmente em caminhadas e passeios ao ar livre. "No ano passado, cerca de 30 pessoas participaram da caminhada, e isso nos entusiasma, pois é uma forma de lembrar a importância da conscientização dos riscos do tabagismo", completa Saul Carneiro. 

A DPOC é causada pelo uso excessivo do cigarro, e o risco de desenvolver a doença é mais alto quando a pessoa começa a fumar muito cedo. Os principais sintomas são a tosse, dor no peito, cansaço e dificuldade de respirar. O tratamento dura entre 12 e 20 semanas e, após isso, os pacientes devem fazer a manutenção dos ganhos relativos à reabilitação pulmonar, que demandam uma mudança no estilo de vida do paciente, a qual deverá incluir principalmente a inserção de atividades físicas no cotidiano. 

Campanha – O Dia Mundial Sem Tabaco foi instituído em 1987 pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e, no Brasil, o Instituto Nacional do Câncer (INCA), em parceria com as Secretarias Estaduais e Municipais de Saúde, promove campanhas de conscientização sobre os riscos do cigarro à saúde. Em 2019, o tema é "Tabagismo e saúde dos pulmões". Além do câncer de pulmão – em que o tabagismo é responsável por mais de dois terços dos casos – outras doenças como a DPOC, a asma e a tuberculose também acometem os fumantes e aqueles que estão em contato constante com a fumaça do cigarro, isto é, os fumantes passivos, pois o cigarro possui mais de sete mil substâncias nocivas à saúde. 

Atendimento – A Unidade de Reabilitação Pulmonar do Hospital Barros Barreto é referência na recuperação de doentes pulmonares crônicos, principalmente dos acometidos pela Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica, que tem impacto direto na qualidade de vida dos pacientes. Atualmente, o ambulatório realiza cerca de 200 procedimentos por mês e atende a grupos de 8 a 10 pacientes por dia. Para receber atendimento, o paciente deve procurar a atenção básica do Sistema Único de Saúde (SUS) e ser encaminhado para tratamento no Hospital Barros Barreto, pelo Departamento de Regulação (DERE) do Município.

Texto: Paola Caracciolo – Ascom do Complexo Hospitalar da UFPA/Ebserh
Arte: Reprodução/Google 

registrado em:
Fim do conteúdo da página