Ir direto para menu de acessibilidade.

Seletor idioma

ptenes

Opções de acessibilidade

Página inicial > Ultimas Notícias > Arquiteto Antônio Landi é o tema de mais uma edição do Projeto Roteiros Geo-Turísticos
Início do conteúdo da página

Arquiteto Antônio Landi é o tema de mais uma edição do Projeto Roteiros Geo-Turísticos

  • Publicado: Quarta, 29 de Maio de 2019, 16h20

ROTEIROLANDI

“O Arquiteto Antônio Landi e a Belém do Século XVIII: Percorrendo e Reconhecendo paisagens no Centro Histórico de Belém do Pará”, esse é o tema da próxima edição do Projeto de Extensão Roteiros Geo-Turísticos. Como parte integrante do Projeto Circular, que será realizado no dia 2 de junho de 2019, essa edição do Roteiro irá percorrer os bairros Cidade Velha e Campina, de Belém. A saída será da Praça das Onze Janelas (frente ao rio), às 8h30. O evento é gratuito e aberto ao público. As inscrições podem ser feitas aqui.

O Arquiteto Antônio Landi tem contribuições importantes para a construção de edificações e  igrejas da cidade, por esse motivo, esse foi o roteiro escolhido para integrar esta edição do Projeto Circular.

“O Projeto Circular emerge da necessidade de revalorizar o Centro Histórico da Cidade de Belém, atento ao potencial da diversidade de espaços, coletivos e empreendimentos culturais sediados nos bairros Campina, Cidade Velha e Reduto. Com a adesão de um número cada vez maior de membros, o projeto organiza atividades culturais em estabelecimentos e praças públicas da região e mobiliza processos educativos para jovens e adultos dos bairros do projeto e para os demais circulantes interessados”, explica Goretti Tavares.

Roteiro - A caminhada turística pela Cidade Velha e Campina se inicia na Praça das Onze Janelas, às 8h30, e seguirá o seguinte trajeto: Catedral de Belém, Casa Rosada, Igreja do Carmo, Fórum Landi, Igreja de São João, Palácio dos Governadores, Igreja das Mercês, Capela Pombo, Igreja Nossa Senhora do Rosário e, por fim, com chegada à Igreja de Santana.

Para os interessados em participar do trajeto, algumas observações e recomendações importantes são feitas pela coordenação do GGeoTur: o participante deverá ir com tênis, boné, protetor solar e roupas leves e, se possível, levar guarda-chuva ou capa, pois a caminhada pode ser realizada mesmo com chuva. Durante o passeio, não haverá entrada nos prédios.

Geo-Turísticos - Organizado pelo Grupo de Pesquisa de Geografia do Turismo da Faculdade de Geografia e do Programa de Pós-Graduação em Geografia (GGeoTur) da UFPA, o Projeto Roteiros Geo-Turísticos busca promover caminhadas a pé, gratuitas, no centro histórico de Belém, e abordar o patrimônio material e imaterial, cultural e ambiental da cidade, por meio da apresentação da geografia, da produção do espaço, da história e da arquitetura da cidade.

O projeto já soma mais de dez roteiros, que visitam pontos turísticos e de grande valor histórico para a população paraense, como  Ver-o-Peso, Belle Époque, Campina, Reduto, Batista Campos, Umarizal, Estrada de Nazaré. Fora do centro de Belém, em experiências coordenadas por professores colaboradores, o projeto também já foi realizado nas cidades de Cametá, Altamira, Marabá, Vigia e Ponta de Pedras.

Serviços:
Roteiros Geo-Turísticos - O Arquiteto Antônio Landi e a Belém do Século XVIII: Percorrendo e Reconhecendo paisagens no Centro Histórico de Belém do Pará
Data: 2 de junho, domingo.
Local: saída da Praça das Onze Janelas (frente ao rio).
Hora: às 8h30.
Para inscrições, acesse aqui.
O projeto também conta com um canal no youtube.
Para mais informações, acesse o Facebook do Roteiros Geo-turísticos.
Saiba mais sobre o Projeto Circular e a programação desta edição aqui.

Texto: Gilberto Moura – Assessoria de Comunicação da UFPA
Arte: Divulgação

registrado em:
Fim do conteúdo da página