Página inicial > Ultimas Notícias > Rádio Web UFPA comemora dez anos com evento sobre rádio, ciência e inclusão

Rádio Web UFPA comemora dez anos com evento sobre rádio, ciência e inclusão

• Publicado: Sexta, 31 de Maio de 2019, 15h58

10 anos RádioWeb 6

Divulgar conhecimento. Foi com essa missão que, em 2009, surgiu a Rádio Web UFPA, fundada em caráter experimental durante o Fórum Social Mundial, ocorrido em Belém, e instalada oficialmente alguns meses depois. Dez anos depois, essa trajetória dedicada ao ensino, à pesquisa e à extensão é celebrada em um evento que traz o tema “Rádio, Ciência e Inclusão Social”.

A programação desta sexta-feira, 31 de maio, foi realizada no auditório do Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGL). Na abertura, participaram o professor Gilmar Pereira da Silva, vice-reitor da UFPA; Walkiria Magno e Silva, diretora do Instituto de Letras e Comunicação; Alda Costa, diretora da Faculdade de Comunicação; a professora Luciana Miranda, fundadora da Rádio Web UFPA; o jornalista Fabrício Queiroz, atual membro da equipe e integrante da primeira geração de bolsistas; e a estudante de Jornalismo Erlane Santos, representando a atual turma de estagiários do projeto.

373x212 10 anos RádioWeb 4Em sua fala, Luciana Miranda contou sobre o processo de idealização da Rádio institucional da UFPA com os devidos agradecimentos aos primeiros bolsistas do grupo de pesquisa que colaboraram para estabelecer a Rádio Web UFPA na internet.

O professor Gilmar Pereira da Silva destacou a compreensão de que, desde o início, a Rádio Web apresentou um comprometimento com a Universidade em sua característica multicampi. Ele lembrou da primeira entrevista concedida ainda quando era coordenador do campus da UFPA em Cametá. Para o vice-reitor, a universidade é um espaço de inclusão e democratização do conhecimento, e a comunicação é uma ferramenta para isso. “A UFPA é uma universidade para todos.”

373x212 10 anos RádioWeb 3Ainda pela manhã, foi realizada uma homenagem ao jornalista e professor Manuel Dutra, que, além de deixar sua marca no jornalismo paraense com pautas regionais, dedicou anos de sua vida à formação de jornalistas, como docente da Facom. A carreira do professor foi apresentada em um vídeo e reforçada em discurso da professora Rosa Acevedo Marin.

Em seguida, foi estabelecida uma mesa de debate com discussões sobre a atualidade da mídia radiofônica e seu papel social, em especial na Região Amazônica. Participaram Luciana Miranda; Rosane Steinbrenner, professora da Facom e do PPGcom; Beto Amorim, professor e radialista da Rádio Educadora de Bragança; o sociólogo e radialista Ângelo Madson, da Rádio Idade Mídia; e a atual coordenadora da Rádio Web UFPA, professora doutora Ana Prado. Um dos pontos tratados na mesa foi a importância do rádio na divulgação cientifica e na democratização do conhecimento. “A Rádio Web UFPA é uma rádio institucional, representa a imagem da instituição, mas a imagem da universidade é criada por nós e pelo diálogo”, afirmou a professora Luciana Miranda, reforçando a necessária apropriação e envolvimento da comunidade com essa mídia.

373x212 10 anos RádioWeb 2Ainda na mesa de debate, Rosane Steinbrenner levantou pontos acerca de uma ascensão de políticas neoliberais que não levam em consideração a quebra da hierarquização do conhecimento e precisam ser superadas, apontando o rádio como um dos meios para isso. Beto Amorim e Ângelo Madson compartilharam um pouco de suas experiências trabalhando com rádio e a forma como as rádios comunitárias e educativas permitem transformar a relação com o conhecimento. “O mesmo termômetro que mede a democracia de um país deve ser usado para medir a liberdade que os cidadãos têm de se comunicar”, frisou Ângelo Madson ao expor as perseguições sofridas por coletivos de comunicadores populares.

373x212 10 anos RádioWeb 7Já no período da tarde, a atração foi a conferência da professora Nair Prata intitulada “O papel social do Rádio nos formatos digitais”. Docente do PPGCom da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), Nair Prata trabalhou quase duas décadas em emissoras de rádio e fez seu doutorado com o tema Webrádio: Novos gêneros, novas formas de interação e, atualmente, tem discutido em suas pesquisas as transformações pelas quais a radiodifusão tem passado, por exemplo, com a migração das rádios AM para FM.

“...Ao mesmo tempo se inserem formatos, enquanto se reconfiguram elementos antigos numa mistura que transforma o veículo numa grande constelação de signos sonoros, textuais e imagéticos”, descreveu a professora Nair Prata falando sobre a reinvenção do rádio na atualidade, em seus diversos formatos e formas de interação. Entre os diversos exemplos citados pela pesquisadora, ela falou da Rádio Web UFPA como um exemplo dessas novas formas de trabalhar com a comunicação.

373x212 10 anos RádioWebA programação do primeiro dia de comemoração se encerrou com a participação de artistas convidados. A rapper Thaís Badu e a dupla Gustavo Mendes e Mell Pinheiro animaram a celebração, demonstrando o valor que a Rádio Web também dá aos artistas locais e à cultura paraense.

A programação de aniversário da Rádio Web UFPA prossegue na segunda-feira, dia 3 de junho, às 14h30, quando serão ministradas oficinas de locução, texto radiofônico e podcast, e também será realizada uma roda de conversa entre atuais e ex-bolsistas do projeto, focando no processo formativo, nas experiências e nas oportunidades que podem ser proporcionadas.

Texto: Gabriel Souza