Ir direto para menu de acessibilidade.

Seletor idioma

ptenes

Opções de acessibilidade

Página inicial > Ultimas Notícias > II Seminário de História 1969 discute "10 anos do Ato Institucional nº 5 no Brasil"
Início do conteúdo da página

II Seminário de História 1969 discute "10 anos do Ato Institucional nº 5 no Brasil"

  • Publicado: Sexta, 31 de Maio de 2019, 15h33

II Seminário de História 1969

O Mestrado Profissional em Ensino de História da Universidade Federal do Pará (ProfHistória/UFPA) e o Grupo de Pesquisa “Os governos militares na Amazônia entre Memórias e a História” realizarão, entre os dias 3 e 5 de junho, o II Seminário de História 1969, com o tema “10 anos do AI-5 no Brasil (1968-1978) ”. A programação ocorrerá nos auditórios do Campus Básico da UFPA, em Belém, e tem como objetivo debater os anos em que o Ato Institucional nº 5 (AI-5) esteve em vigor, no regime militar.

“É interessante fazer um balanço desses 10 anos, porque é um debate atual, quando uma parte da juventude, uma parte da população brasileira acreditam que não houve ditadura e precisa rever essa historiografia”, explica a professora Edilza Fontes, coordenadora do seminário. O seminário também irá tratar o controle imposto pelos militares, que acarretaram em graves violações dos Direitos Humanos.

O evento também marcará o lançamento do site Memorial César Moraes Leite, um acervo de documentos digitalizados, que incluem mais de 200 mil digitalizações de jornais paraenses no período militar. Além deles, também serão disponibilizados documentos oficiais, correspondências e fotografias.

Inscrições – Interessados em participar do seminário devem acessar o site do evento e cadastrar-se na plataforma. A taxa de inscrição é de 15 reais. Haverá certificação de 30 horas.

A inscrição de trabalhos sobre a temática nos simpósios se encerrou no dia 30 de maio. As normas podem ser consultadas aqui.

Serviço:
II Seminário de História 1969: 10 anos do AI-5 no Brasil (1968-1978)
Data: de 3 a 5 de junho
Local: Campus Básico da UFPA
Inscrições: aqui
Programação completa: aqui

Texto: Rafael Miyake – Assessoria de Comunicação da UFPA
Arte: Divulgação

registrado em:
Fim do conteúdo da página