Página inicial > Ultimas Notícias > UFPA e Ministério Público Federal firmam parceria para projetos diversos de pesquisa, ensino e extensão

• Publicado: Segunda, 03 de Junho de 2019, 15h07

Com o objetivo de desenvolver atividades conjuntas em áreas de interesse comum, o Ministério Público Federal (MPF) firmou parceria com a Universidade Federal do Pará (UFPA) na última sexta-feira, dia 31 de maio. O convênio entre as duas instituições foi assinado pelo reitor Emmanuel Tourinho e pelo chefe da Procuradoria da República no Pará, Alan Mansur, em reunião realizada no gabinete da Reitoria, no Campus do Guamá, em Belém. O encontro teve, ainda, a presença do secretário estadual do MPF, Raimundo Hélio Nascimento Filho, do diretor-geral do Núcleo de Altos Estudos Amazônicos (NAEA/UFPA), professor Durbens Nascimento, e do coordenador de Pós-Graduação em Gestão Pública do NAEA, Adagenor Lobato.

R373x212 Reunião com Ministério Público reitor Emanuel Mansur Foto Alexandre de Moraes site2O convênio permite que projetos diversos sejam incorporados, de acordo com a necessidade das duas instituições. Isso beneficiará qualquer unidade acadêmica da UFPA que deseje, baseado em interesses mútuos, desenvolver e implementar algum tipo de cooperação específica.

A demanda inicial da parceria com a UFPA partiu do MPF, que manifestou interesse em desenvolver uma série de atividades no campo da pesquisa, do ensino e da extensão com o NAEA.

O reitor da Universidade Federal do Pará, Emmanuel Tourinho, saudou a nova parceria, mencionando a importância das atividades desenvolvidas pelo Ministério Público Federal e a possibilidade de cooperação entre as instituições. “Muitas questões trazidas ao exame da UFPA ou do MPF são estudadas nas duas instituições e podemos aproximar os nossos esforços para melhor atender à sociedade”, afirmou o reitor.

373x212 Reunião com Ministério Público reitor Emanuel Mansur Foto Alexandre de Moraes site3O chefe da Procuradoria da República no Pará, Alan Mansur, ressaltou a importância da parceria com a UFPA em vários campos de atuação do MPF, inclusive em ações civis públicas. “A UFPA tem muita produção no campo de estudos do meio ambiente, e essas informações podem ser utilizadas inclusive em ações civis públicas e levadas a juízo para que se consiga alguma medida judicial de proteção à natureza. Há grupos de pesquisa que trabalham no combate e na prevenção à corrupção em relação aos recursos públicos, enfim, uma série de atuações e frentes de trabalho que poderão possibilitar à UFPA e ao MPF colher bons frutos e estimular o próprio contato entre os profissionais dessas instituições.”

De acordo com o professor Durbens Nascimento, essa parceria “permite abrir um leque grande de interesses entre as duas instituições. O NAEA tem interesse não só na formação de técnicos do Ministério Público como também no vasto e relevante material de que dispõe como fonte de pesquisa para os nossos professores. O MPF, por sua vez, tem interesse na formação de seus profissionais e na possibilidade de desenvolver estudos técnicos específicos em áreas em que o NAEA tem uma vantagem importante para auxiliar decisões específicas do Ministério Público.”

Texto: Ericka Pinto – Assessoria de Comunicação da UFPA
Fotos: Alexandre Moraes