Página inicial > Ultimas Notícias > Proex lança, nesta terça-feira, Edital do Prêmio de Arte e Cultura/2019

Proex lança, nesta terça-feira, Edital do Prêmio de Arte e Cultura/2019

• Publicado: Segunda, 03 de Junho de 2019, 15h54

PrêmioProexArteeCultura2019

A Pró-Reitoria de Extensão da Universidade Federal do Pará (Proex/UFPA) lançará, nesta terça-feira, 4, por meio da Diretoria de Arte, Cultura, Esporte e Lazer (Dacel), o Edital do Prêmio de Arte e Cultura/2019. O edital visa estimular o reconhecimento, no campo artístico-cultural, da extensão universitária, além de valorizar a criação artística e a produção cultural como formas de conhecimento. O lançamento ocorrerá no Teatro Universitário Cláudio Barradas, às 18h30, e a entrada é gratuita.

“Este edital vem marcar, principalmente, a nova diretriz da extensão no Ensino Superior, que é a vinculação à produção do conhecimento na formação dos estudantes. Essa formação de conhecimento, contemplada especificamente neste edital de arte e cultura, vem valorizar a produção do conhecimento nas diversas linguagens artísticas e na produção cultural da cidade, em diálogo com a comunidade, por meio dos projetos que serão contemplados”, explica o professor Miguel Santa Brígida, diretor da Dacel.

A cerimônia de lançamento contará com a presença de duas atrações vencedoras do prêmio em 2018. Edilena Rosa vai se apresentar, da categoria Dança, com o Projeto “Corporeidade Cênica na Dança de Salão”, e o Projeto “Arte e Cultura em Quadrinhos: Meu Círio”, do professor Ricardo Ono, apresentará o produto premiado na categoria Artes Visuais.

Prêmio 2019 – O Edital Prêmio de Arte e Cultura/2019, que será lançado nesta terça-feira, visa contemplar 21 projetos, sendo três escolhidos em cada uma das seguintes categorias: Teatro, Dança, Música, Artes Visuais, Audiovisual, Culturas Populares e Memória e Patrimônio. As inscrições para o prêmio deste ano estarão abertas a partir do dia 5 de junho e  estendem-se até 5 de julho.

“As sete categorias do prêmio vão estabelecer uma relação dialógica com o teatro, com a dança, com a música, com as artes visuais, com o audiovisual, com o patrimônio e a memória e com a cultura popular em uma amplitude de destaque para a produção de conhecimento proporcionada com o incentivo destes projetos, especialmente nessa nova dimensão política e social”, explica Miguel Santa Brígida.

Este é o primeiro ano em que o prêmio funciona como edital, baseado na nova Política Nacional de Extensão Universitária, que regulamenta as atividades de Extensão como componentes curriculares dos cursos de graduação.

Lançamento do Prêmio de Arte e Cultura 2019
Data: 4 de junho de 2019.
Horário: às 18h30
Local: Teatro Universitário Cláudio Barradas