Página inicial > Ultimas Notícias > Projeto de extensão do Curso de Cinema participa da Semana de Responsabilidade Socioambiental do TRT/8º

• Publicado: Segunda, 03 de Junho de 2019, 15h30

CineclubeTRT8

Nesta terça-feira, 4 de junho, o Cineclube Catavento, projeto de extensão do Curso de Cinema e Audiovisual da UFPA, em parceria com o Tribunal Regional do Trabalho da 8ª Região, participa da programação da I Semana da Responsabilidade Socioambiental, na sede do TRT, em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente. Às 13h30, o projeto realiza a exibição do filme Lixo Extraordinário, no auditório da Escola Judicial, na sede do TRT, na Praça Brasil.

FilmeLixoExtraordinárioO premiado documentário brasileiro retrata o trabalho do artista plástico Vik Muniz com os catadores do lixão de Jardim Gramacho, no Rio de Janeiro. A partir da imersão do artista no local, o documentário retrata a realidade de pessoas que vivem em condições críticas de pobreza e de saneamento, como os trabalhadores do aterro, e também aborda um grave problema ambiental, que é o armazenamento de resíduos sólidos sem o devido cuidado. Uma situação que se repete em muitos lugares do Brasil, inclusive em Belém.

O filme conta como foi a intervenção artística para fotografar um grupo de catadores de materiais recicláveis e criar obras de arte com a ajuda deles, utilizando os materiais encontrados no lixão. A sessão de cineclube é uma oportunidade de mostrar como o cinema pode ser utilizado como instrumento de reflexão de temas importantes na sociedade, como a questão ambiental.

CineclubeTRT81Catavento no bairro do Mangueirão – No último sábado, dia 1º, o Cineclube Catavento levou suas atividades à Escola Estadual do Centro Comunitário Jaderlar, no bairro Mangueirão, em Belém. Na ocasião, foram exibidos aos estudantes do bairro os filmes Ilha das Flores e O Caminho das Pedras. O filme Ilha das Flores, dirigido pelo gaúcho Jorge Furtado em 1989, já é um clássico do cinema brasileiro, e fala sobre o ciclo dos produtos, da produção e do consumo até o descarte, e denuncia o tratamento dado às pessoas que sobrevivem exatamente desse descarte.

373x212 AbacatalJá o documentário O Caminho das Pedras é um filme realizado pela produtora paraense Marauh, dirigido por Alexandre Nogueira e Fernando Segtowick, o qual mostra a vida dos moradores da comunidade quilombola do Abacatal, em Ananindeua, e sua luta para permanecer no local como reconhecimento de suas raízes e ancestralidade. Por meio dos temas abordados pelos filmes, os estudantes puderam refletir sobre questões que vivenciam em seu cotidiano, como o desperdício de alimentos, o desperdício de água, o descarte correto de lixo, o respeito ao outro e à natureza.

Os estudantes também puderam ver o resultado da oficina de produção audiovisual aplicada pela equipe do projeto no sábado anterior, dia 25 de maio, em que exercitaram sua criatividade audiovisual e produziram filmes curtos feitos com celular. Participaram 20 estudantes das escolas públicas do bairro, que são atendidas pelas atividades do Programa de Combate ao Trabalho Infantil e de Estímulo à Aprendizagem.

CineclubeTRT8Cineclube Catavento - O Cineclube Catavento é um projeto de extensão do curso de Bacharelado em Cinema e Audiovisual, da Universidade Federal do Pará, coordenado pela professora Angela Gomes e executado com uma equipe de discentes bolsistas e voluntários. O projeto integra as ações do Programa de Combate ao Trabalho Infantil e de Estímulo à Aprendizagem, do Tribunal Regional do Trabalho da 8ª Região, coordenado pela desembargadora do Trabalho Zuíla Dutra e pela juíza do Trabalho Vanilza Malcher.

Texto e fotos: Divulgação Cineclube Catavento