Página inicial > Ultimas Notícias > Ciclo de palestras debate pesquisas sobre os processos de migração na Amazônia

Ciclo de palestras debate pesquisas sobre os processos de migração na Amazônia

• Publicado: Segunda, 03 de Junho de 2019, 15h47

GP Ruma

Com o intuito de aprofundar conhecimentos sobre os fundamentos socioculturais e históricos relacionados com migração, família e gênero, o Grupo de Pesquisa População, Família e Migração na Amazônia (RUMA), da Universidade Federal do Pará (UFPA), irá realizar, nos dias 5, 6 e 7 de junho, o seu 5º ciclo de palestras. O evento terá início às 10h e ocorrerá no auditório Setorial Básico I da UFPA. No valor de 10 reais, as inscrições podem ser realizadas aqui.

“Na construção da dinâmica cultural da cidade, o migrar se efetiva como uma das principais componentes. Falar de migração é falar da composição do ser paraense, das tradições, da memória, das tensões sociais e dos estereótipos, ou seja, cada palavra, cada afirmação e cada dúvida discutida durante o evento tratará de nós, tratará de uma cidade que recebeu e recebe o mundo”, afirma a professora Cristina Donza, coordenadora do RUMA.

Segundo Cristina Donza, o evento será uma oportunidade de debater as pesquisas sobre os processos de migração que permearam a história da Região Amazônica e de falar sobre o número crescente de migrantes que apresentam a força da migração na construção do cotidiano da cidade de Belém e de sua população nas ruas. Sozinhos ou com suas famílias, essas pessoas circulam e recriam suas histórias na capital paraense.

Inscrições - Neste 5° ciclo de palestras, o evento busca reunir pesquisadores de diversas instituições e criar a possibilidade de intercâmbio de conhecimento. Para realizar a inscrição, o participante poderá comparecer à sala do GP-RUMA, localizada no 2º andar do Laboratório de História, ou preencher o formulário on-line disponível aqui. O valor do investimento é R$ 10,00.

A programação ocorrerá nos dias 5, 6 e 7 de junho, no Auditório Setorial Básico I. A palestra de abertura será realizada pela professora Maria Izilda Matos, da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC), que irá discutir a migração e o gênero, a partir das 10h.

Pesquisa, Família e Migração da Amazônia - O grupo tem como finalidade agregar pesquisadores brasileiros e estrangeiros que tenham como foco de análise as dinâmicas populacionais, com destaque para os estudos acerca da família e das estratégias migratórias na Amazônia.

A abordagem dos estudos é multidisciplinar e procura criar possibilidades de intercâmbios acadêmicos, de organização e de divulgação de fontes de pesquisa, além de instigar a socialização de resultados de investigações acadêmicas, fomentar a ampliação de pesquisas na área e intensificar o debate teórico referente às possibilidades de investigação das dinâmicas populacionais na Amazônia.

5º ciclo de palestras Grupo de Pesquisa População, Família e Migração na Amazônia (RUMA)
Data: de 5 a 7 de junho
Local: Auditório Setorial Básico I da UFPA.
Hora: Às 10h
Inscrições: sala do GP-RUMA, localizada no 2º andar do Laboratório de História, ou pelo preenchimento do formulário on-line disponível no site do evento.
Valor do investimento: R$ 10,00.
Para mais informações acesse o facebook ou entre contato pelo e-mail.

Texto: Gilberto Moura - Assessoria de Comunicação da UFPA